São Paulo, quarta-feira, 03 de outubro de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

"Bloom"

nytimes.com
Na capa do "NYT", café

Na capa do "New York Times", "Florescimento do comércio leal" (Fair trade bloom) no Brasil. O enviado a Varginha, Andrew Downie, relatou como pequenos produtores já plantam com "preocupação pelo bem-estar social e ambiental". No mesmo "NYT", longa reportagem do enviado a Planaltina, Larry Rohter, destacou que o Cerrado "floresce" (bloom) com as ações da Embrapa, empresa de pesquisa agropecuária que mostraria por que o país virou "superpotência agrícola". Sua sede é "parada obrigatória de todo líder terceiro-mundista em visita", a estatal "é modelo" no Banco Mundial etc.
Já no "Jornal Nacional", ontem, o mesmo Cerrado, "na região central do Brasil", era comparado a um "deserto", por causa de queimadas "fora de controle".

nytimes.com
O texto sobre a Embrapa focou os resultados da pesquisa sobre o Cerrado; agrônomo que ganhou o Nobel da Paz como "pai da revolução verde" saudou como a empresa tornou produtivo o solo em que "ninguém" acreditava

TERRAS À VENDA
A BBC original foi até Luiz Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, mostrar como a "terra brasileira atrai fazendeiros estrangeiros", em especial americanos. Para as próximas semanas, diz o enviado, pode sair projeto com limites para o "investimento externo".

E IMÓVEIS
Mas é o "boom" imobiliário, na expressão da Bloomberg, que atrai agora investidores externos. Há dias, sites de mercado imobiliário e jornais como o londrino "Mirror" vêm trazendo orientações de especialistas para priorizar aplicação em imóveis daqui.

"FESTA" BRIC
O "Financial Times" hoje publica reportagem sem fim sobre a "festa" nas bolsas do mundo puxadas pelos Brics. O "Wall Street Journal" dizia o mesmo ontem. E a Bloomberg saudou em coluna a "festa de aniversário dos Brics". O acrônimo faz cinco anos.

NÃO, MAS...
No MarketWatch, a Exxon se negou a falar do "rumor" de venda na América do Sul, mas disse estar "continuamente avaliando o portfólio". Para Reuters e outras, a Petrobras negou negociações, mas disse que, sim, analisa "opções para crescer na América do Sul".

ABREU E LIMA
A Record News deu na íntegra a longa entrevista com Hugo Chávez, em que ele voltou a defender o gasoduto sul-americano e os acordos Petrobras-PdVSA. E tomou por símbolo o "general" Abreu e Lima, pernambucano que lutou ao lado de Bolívar na América espanhola. E a BBC Brasil noticiou que Lula vai se reunir com Evo Morales.
Por outro lado, a ONG Conservação Internacional, de Washington, afirmou que a Iniciativa para a Integração da Infra-Estrutura Sul-Americana, em energia etc., pode levar ao "desaparecimento da Amazônia em três décadas".

"NOVA ERA"

dtv.org.br

O site Tela Viva deu que começa hoje, bancado por seis redes e sete fabricantes de eletrônicos, a campanha de divulgação da estréia das transmissões de TV digital, em dois meses. O site próprio já faz "contagem regressiva".
NEWS VS. NEWS
Mal estreou a Record News, com "guerra" de acusações de lado a lado, e o blog Blue Bus deu ontem que a Globo News "está saindo com campanha [de publicidade] na mídia impressa, exterior, televisão, cinema, com a assinatura "Sempre que for preciso'".

PATAMAR NOVO?
O blog de Lauro Jardim na Veja On-line deu que "Duas Caras" fez anteontem "a pior estréia da década", de novelas do horário na Globo. Diz que "parece estar se firmando um novo patamar", não mais 50 pontos, mas 40. E foram só dois intervalos, no capítulo.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Rio: Rosinha aceitou favela para quitar dívida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.