UOL

São Paulo, quarta-feira, 03 de dezembro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Zona de perigo
Decidido a participar da reunião do diretório nacional do PT, nos próximos dias 13 e 14, Lula foi aconselhado a reconsiderar. Petistas próximos temem que a chamada ala radical, inflamada pela expulsão de Heloísa Helena e outros, crie constrangimento para o presidente.

Com todas as letras
Cansado de esperar pela boa vontade do Palácio do Planalto, o PMDB decidiu avisar ao presidente, logo depois de encerrada a viagem ao Oriente Médio, quais são os dois ministérios de sua preferência e quem seriam os titulares ideais.

Mercado persa
Há pouca discórdia no PMDB da Câmara, bastante inclinado a indicar o cearense Eunício Oliveira para as Comunicações. Já os senadores do partido querem a pasta das Cidades, mas ainda não há consenso sobre o nome. O gaúcho Pedro Simon tem subido na bolsa de apostas.

Sem saída
Agora com data marcada, o rompimento de Leonel Brizola com o governo Lula obrigará Miro Teixeira a descer do muro. Na expectativa de permanecer na Esplanada, o ministro das Comunicações deixará o PDT.

Em casa
Assessor de todas as horas de Ciro Gomes, Egídio Serpa mantém um programa de entrevistas na TV estatal do Ceará. Normalmente voltada para temas político-econômicos, a atração trouxe no domingo longo e amistoso bate-papo com a atriz Patrícia Pillar, mulher do ministro.

Software
Com sérias dificuldades de caixa, a Polícia Federal prioriza os investimentos em inteligência e equipamentos, necessários ao andamento de operações como a Anaconda e a Gafanhoto. Neste ano, o órgão já conseguiu cerca de R$ 150 milhões para essas ações estratégicas.

Namoro paulistano
Sem alarde, Luiza Erundina reuniu-se anteontem com tucanos e deputados do PPS e do PV em um hotel da capital paulista. Discutiram uma agenda paralela à de Marta Suplicy para comemorar os 450 anos de São Paulo e a realização de debates sobre problemas do município.

Fenômeno sazonal
Está novamente em alta a articulação que, de tempos em tempos, busca colocar a ex-prefeita Erundina (PSB) à frente de forças de centro-esquerda que procuram opção viável para enfrentar Marta Suplicy em 2004.

Tudo combinado 1
O deputado federal Doutor Rosinha desistiu de sua pré-candidatura à Prefeitura de Curitiba. Fora da disputa, será o coordenador da campanha do petista Ângelo Vanhoni, líder do governo Requião na Assembléia.

Tudo combinado 2
O PMDB fechou acordo para apoiar a candidatura de Vicentinho (PT) à Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. O partido também deverá se aliar ao petista Hamilton Lacerda em São Caetano do Sul.

Pedido negado
O deputado estadual maranhense Camilo Figueiredo (PFL) entrou com ação no Supremo Tribunal Federal para não falar à CPI da Exploração Sexual, que atribui a ele o abuso de duas adolescentes. O pedido foi negado. O depoimento está marcado para hoje.

Visita à Folha
Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Roger Ferreira, secretário-adjunto de Comunicação.

TIROTEIO

Do deputado Chico Alencar (PT-RJ), sobre o fato de o partido decidir expulsar Heloísa Helena, por ter votado contra a reforma da Previdência, e defender Flamarion Portela, suspeito de envolvimento em esquema de corrupção em Roraima:
-O PT tem métodos duros, do leninismo mais ortodoxo, para questões políticas. No entanto, tem uma largueza democrática, tipicamente liberal, em questões de alianças e de acusações de ordem ética.

CONTRAPONTO

Fama que pegou

No sábado, 22 de novembro, os ministros de Lula foram à Granja do Torto para uma reunião em que lhes foi apresentado um panorama da situação econômica do país. Lideranças petistas também participaram do encontro, que teve como palestrante o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.
Longa, a reunião teve de ser interrompida para o almoço, durante o qual os participantes dividiram-se em várias mesas.
Em uma delas sentaram-se, entre outros, os ministros Ricardo Berzoini (Previdência) e Tarso Genro (Desenvolvimento Econômico e Social).
Quando Berzoini se dirigia ao bufê, trombou com Michele, cadelinha da família do presidente. Alvo recente de críticas por conta de medidas que atingiram os idosos, o ministro teve de ouvir piada do colega de mesa:
-Calma, Berzoini, ela ainda é muito jovem!


Próximo Texto: Roraima: Governador afirma conhecer "superficialmente" gafanhotos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.