São Paulo, segunda-feira, 04 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TERCEIRO-MUNDANAS

Parlamentares criam rede para ação mundial

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Os organizadores do Fórum Social Mundial encontraram uma alternativa para fazer com que as conclusões a que cheguem durante o evento não se limitem aos auditórios e tenham um mínimo de praticidade: foi instituída uma ""rede parlamentar internacional" pela qual se tentará levar aos diversos países representados as idéias surgidas nas conferências e oficinas.
A coordenação do grupo cabe a quatro parlamentares latino-americanos -um cubano, um brasileiro, um mexicano e um uruguaio- e três europeus. Os nomes deverão ser indicados nos próximos meses. O Brasil provavelmente será representado pelo deputado federal Aloizio Mercadante (PT-SP).
A constituição da rede se baseou em resolução aprovada pelos 1.115 parlamentares presentes. A rede terá como missão coordenar atividades sobre os temas discutidos no Fórum Social Mundial. Também tentará ajudar na organização de movimentos sociais e pensar soluções alternativas para problemas nos respectivos países.
Os integrantes do grupo manterão correspondência periodicamente pela internet. Ainda neste ano, a rede deverá estar presente em compromissos internacionais, como a conferência de Monterrey (sobre o financiamento do desenvolvimento), em março. (LG)



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Ativistas falam sobre situação do Afeganistão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.