São Paulo, quinta-feira, 04 de fevereiro de 2010

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Um pé lá e outro cá

A despeito da ação de bombeiros, Sérgio Cabral (PMDB) ainda não digeriu o encontro reservado que Dilma Rousseff (PT) teve com Anthony Garotinho (PR) na semana passada no Rio. A ministra, que foi à cidade inaugurar uma creche ao lado do governador, aproveitou para conversar com o outro candidato que lhe oferece palanque no Estado. Acompanhada do ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e do ex-prefeito de BH Fernando Pimentel, Dilma não se comprometeu a ajudar Garotinho. Manifestou a intenção de ficar "equidistante". Mas foi o suficiente para enfurecer Cabral, acossado nas pesquisas tanto pelo ex-governador quanto por Fernando Gabeira (PV).




Páreo. Pesquisa GPP recém-finalizada para o DEM aponta Cabral com 35%. Garotinho registra 22%, e Gabeira, 21%.

Sem-teto. De Garotinho, sobre a situação do governador: "Se o Gabeira levar o andar de cima, e eu o de baixo, para o Cabral sobrará o quê?".

#@!?&!!! Por trás das palavras duras de Ciro Gomes (PSB) sobre José Dirceu está a visita que o ex-ministro acaba de fazer ao Ceará, na qual, pela segunda vez, insinuou a Cid Gomes (PSB) que o PT poderá lançar candidato no Estado se o irmão do governador insistir em permanecer na disputa presidencial. Cid ligou para Deus e o mundo em protesto.

Segura o homem. A nova direção do PT está de cabelo em pé com as andanças de Dirceu. Não bastasse o incidente diplomático no Ceará, o comando formal do partido avalia que a ida do ex-ministro ao Pará em nada contribuiu para pacificar a governadora Ana Júlia e o deputado Jader Barbalho (PMDB).

Grandeza 1. O líder do PSC, Hugo Leal (RJ), reuniu-se anteontem com o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, para discutir a possibilidade de apoio a José Serra. Recado de Leal ao Planalto: "Não queremos ser os últimos da fila. Queremos ser protagonistas em uma candidatura".

Grandeza 2. O PSC, que com o troca-troca partidário chegou a 16 deputados, há tempos se queixa de que continua a ser tratado pelo governo como nanico. Em 2009, a sigla batalhou sem sucesso por cargos em Furnas.

Na estrada. Dilma estará sábado no Paraná para conversar com prefeitos petistas sobre o andamento do PAC. Completando a agenda, ela pediu ao senador Osmar Dias encontro com o PDT local.

Emergencial. A Frente Nacional de Prefeitos encaminhou pedido à Casa Civil para que o PAC 2 inclua recursos para pavimentação, reparos em vias municipais e projetos que amenizem estragos causados pelas chuvas.

Eu prometo. O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), topou apoiar as centrais na negociação com o trio Armando Monteiro Neto (CNI), Paulo Skaf (Fiesp) e Benjamin Steinbruch (CSN) para reduzir a jornada de trabalho semanal. A ideia é cortar uma hora por ano, até encolher as atuais 44 para 40.

Folião. O delegado e candidato a deputado Protógenes Queiroz (PC do B) desfilará, com paletó e sapatos brancos, pela escola Vai-Vai . O enredo fala sobre os 80 anos da Copa.

Cartão. O Senado vai rever o ato que impôs o uso do ponto eletrônico aos servidores. Técnicos da Casa argumentam que a decisão não tem efeito, pois contraria uma resolução administrativa que regulamenta o controle de frequência dos funcionários.

Aéreo. O TCU determinou a anulação de um contrato no valor de R$ 12 mi da empreiteira que construiria o prédio do Cindacta 4, responsável pelo controle aéreo na região amazônica. Segundo o tribunal, a concorrência estava "viciada por irregularidades" que restringiram a disputa.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

O governador Serra faz confissão de culpa pelas enchentes do Tietê ao ampliar em boa hora a limpeza do rio de 400 mil para um milhão de m3.

Do deputado RUI FALCÃO, líder do PT na Assembleia paulista, sobre a decisão de aumentar o volume de entulho removido do fundo do rio Tietê depois de seguidos alagamentos nas marginais.

Contraponto

Cama de gato

Na primeira reunião do ano da Mesa Diretora da Câmara, ontem, discutia-se o arquivamento da proposta, apresentada por Ernandes Amorim (PTB-RO), de transferir recursos destinados à construção de um novo Anexo para a compra de um avião que transportaria deputados.
Marco Maia (PT-RS) resolveu provocar o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), que almeja ser o companheiro de chapa de Dilma Rousseff:
-Ótima ideia! Vai ser o "Aerotemer"!
ACM Neto (DEM-BA) achou por bem alertar Temer:
-Isso já é estratégia do PT pra você não ser vice...


Próximo Texto: Dassault diminui preço, e Lula escolhe caça francês
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.