UOL

São Paulo, terça-feira, 04 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO MINADO

PR, SC e SP têm ações Sem-terra invadem áreas em três Estados

DA AGÊNCIA FOLHA

Sem-terra promoveram três invasões a propriedades durante o feriado de Carnaval, ao menos duas delas protagonizadas por integrantes MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra): no Paraná, em Santa Catarina e em São Paulo.
Cerca de 150 pessoas invadiram anteontem a fazenda Santa Clara, em Lindoeste (oeste do Paraná). Os sem-terra disseram pertencer ao MST. A direção do movimento nega vínculo com os invasores.
O proprietário da fazenda -de 363 hectares-, Lino Martini, não quis comentar a invasão.
Os sem-terra chegaram pela manhã à fazenda e, à tarde, já haviam montado acampamento para as 40 famílias. Não houve conflito durante a invasão, e a Polícia Militar do Paraná acompanha à distância a situação.
Em Santa Catarina, um grupo de sem-terra empunhando a bandeira do MST invadiu na madrugada de sábado uma fazenda no município de Araquari (186 km de Florianópolis). Até ontem os invasores, estimados em 400 pela Polícia Militar, permaneciam acampados na área.
De propriedade da empresa Comfloresta, que atua no segmento de reflorestamento, a fazenda tem 700 hectares.
Nenhum representante da empresa, que tem sede em Campo Alegre, foi localizado para falar sobre o ocorrido.
Antes da invasão, os sem-terra estavam acampados à margem da rodovia BR-470, nas imediações do município de Gaspar.
A polícia apura uma possível participação da Prefeitura de Gaspar no episódio, que teria fornecido condução para os sem-terra se deslocarem para Araquari.
Ninguém foi encontrado na prefeitura para falar sobre o caso.
Os proprietários da fazenda Santa Isabel, em Alambari (159 km de São Paulo), que foi invadida na manhã de sábado por integrantes do MST, devem pedir amanhã a reintegração de posse no Fórum de Itapetininga.
Por volta das 5h, cerca de 300 sem-terra arrebentaram a cerca e entraram na propriedade, que tem 300 alqueires. Nenhum incidente foi registrado. (JM, EdO e AK)


Texto Anterior: Espírito Santo: Bulhões critica a PF Advogado de Gratz diz que prisão foi abusiva
Próximo Texto: Base aliada: Lula não tem projeto estratégico, diz PPS
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.