São Paulo, terça-feira, 04 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JORNALISMO

Liberdade de imprensa é tema de debate

DA REPORTAGEM LOCAL

A liberdade de imprensa e a parcialidade nas coberturas jornalísticas foram temas discutidos ontem em debate promovido por alunos da Faculdade de Direito da USP, no largo São Francisco, em São Paulo, com a participação dos jornalistas Boris Casoy, da TV Bandeirantes, e Marcio Aith, editor-executivo da revista "Veja".
Casoy afirmou que o governo Lula já "demonstrou formalmente não ter apreço" pela liberdade de imprensa. Citou como exemplo, entre outros, a tentativa de criação do Conselho Federal de Jornalismo.
Casoy afirmou ver ameaças reais à liberdade de imprensa no país. Ele citou a multiplicidade de processos movidos em nome de fiéis da Igreja Universal contra a Folha. "Acho legítimo entrar com uma ação, mas há visivelmente uma orquestração para calar a Folha ou quem venha, por acaso, tentar criar obstáculos à ação da igreja", disse.
O próprio jornalista lembrou que trabalhou como âncora na TV Record, que pertence ao bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal.
Para Marcio Aith, causa preocupação a reação de Lula, que considerou legítima a ação dos fiéis. "Mais grave foi a reação do presidente Lula, que deu um inequívoco apoio às chicanas da igreja", disse.
Questionado sobre os limites da "liberdade e da libertinagem", Aith disse que a imprensa existe para incomodar. "Numa sociedade democrática, se a imprensa não incomoda, aí sim você fica com medo da libertinagem. Mas não é aquela libertinagem que você olha e vê, é aquela que ninguém conhece, é aquela que envolve injeção de recursos públicos para sustentá-la."
Convidado para o debate, o jornalista José Arbex Jr., editor da revista "Caros Amigos", não compareceu ao evento.


Texto Anterior: Belo Horizonte: PT avalia ter voto para aprovar aliança com PSDB
Próximo Texto: Alagoas: Promotores fazem ato contra a corrupção na Assembléia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.