São Paulo, terça-feira, 04 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministério Público investiga 43 dos 55 vereadores

da Reportagem Local

O Ministério Público está investigando 43 dos 55 vereadores paulistanos por supostamente terem recebido propina para votar a favor do prefeito Celso Pitta.
A promotoria divulgou duas supostas listas relacionando vereadores, originárias de denúncias anônimas. Não há prova de que as listas sejam verdadeiras.
Nos documentos, 38 vereadores são citados nominalmente. Desses, 7 estão relacionados a supostas datas e valores e, segundo a denúncia, teriam recebido propina de R$ 3,1 milhões para votar favorável a Pitta -essa é a lista que já circulava no fim-de-semana.
Os demais, cujos nomes não foram citados, aparecem apenas como "5 PT". A Câmara Municipal é composta de 55 parlamentares.
De acordo com as supostas listas, os vereadores citados estão divididos em 8 colunas. Dessas, 7 estão ligadas a vereadores classificados como "líderes". A outra coluna, intitulada "individual", reúne seis parlamentares.
A composição política é diversificada. Em uma das colunas, os "5 PT", que fazem oposição ao prefeito, aparecem na mesma coluna dos parlamentares governistas Ivo Morganti (PMDB) e José Izar (ex-PFL e hoje PST). Todos seriam "liderados" pelo vereador Miguel Colasuonno (PMDB).
O Ministério Público informou que todos os vereadores citados nas supostas listas serão chamados para depor.
De acordo com o assessor especial da Procuradoria Geral de Justiça, Carlos Cardoso, as supostas listas não constituem provas, mas podem auxiliar nas investigações.
"As listas sozinhas não significam muito, mas, junto com outros documentos e informações que já possuímos, devem colaborar para abrir novas frentes de investigação", afirmou o assessor.
Vários parlamentares ouvidos pela reportagem negaram envolvimento na venda de votos ao prefeito e afirmaram que a lista é falsa.


Texto Anterior: Pedreiro é ferido em ato na prefeitura
Próximo Texto: Pitta ainda paga as contas, diz Nicéa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.