São Paulo, terça-feira, 04 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

FORÇAS ARMADAS
Brasil quer comprar navio
Marinha já testa o porta-aviões Foch

da Sucursal de Brasília


A Marinha já está fazendo um "test-drive" no porta-aviões francês Foch, o preferido para substituir o Minas Gerais. O Foch tem chegada prevista ao Rio para hoje e traz a bordo 12 oficiais brasileiros embarcados na África do Sul, que vêm observando o navio.
Há pelo menos dois anos o Brasil estuda a substituição do Minas Gerais, construído em 1945, por um porta-aviões mais novo.
O interesse efetivo na compra de um porta-aviões francês foi manifestado no início de 1999. Do meio do ano para cá as negociações centraram-se no Foch, base aérea móvel construída em 1963. Foi usado na guerra do Líbano, nos anos 80, na guerra da Bósnia e, em 1999, no conflito do Kosovo.
O Foch serviria para a Marinha brasileira operar com maior segurança os caças Skyhawk. No Minas, que não transporta mais do que 20 aviões e desloca no máximo 20 mil toneladas, os Skyhawk são operados no limite da segurança. Já o Foch desloca até 33 mil toneladas, transporta até 40 aviões e possui duas pistas.
(RUI NOGUEIRA)


Texto Anterior: Mínimo: Tasso anuncia piso salarial de R$ 200
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.