São Paulo, sexta-feira, 04 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SENADO EM CRISE

Para Aécio, maioria do Senado quer cassação

DA AGÊNCIA FOLHA, EM UBERABA

Aécio Neves (PSDB), presidente da Câmara dos Deputados, disse ontem em Delta (MG) que o sentimento da maioria dos senadores em Brasília é de aplicar a pena máxima, ou seja a cassação, no caso da violação do painel.
Neves afirmou que isso só não ocorrerá se os senadores forem convencidos de que os colegas Antonio Carlos Magalhães (PFL) e José Roberto Arruda (sem partido) não agiram de má-fé.
As declarações foram dadas antes da acareação entre os senadores, após Neves participar, ao lado do presidente Fernando Henrique Cardoso e de sete ministros, da inauguração de uma ponte.
Neves ressaltou que não cabe a ele precipitar ou antecipar o julgamento do caso, mas afirmou que não há qualquer clima de entendimento entre deputados e senadores para abrandar as punições aos acusados. Ele repetiu três vezes em entrevista coletiva de cinco minutos que o Brasil não pode parar devido à crise do Senado. "Queremos que haja uma resposta rápida à sociedade brasileira em razão do que ocorreu."
Questionado se seria favorável à apuração de denúncias também contra o senador Jader Barbalho (PMDB), Neves afirmou que todas as denúncias têm de ser apuradas e que o Ministério Público e o Legislativo têm instrumentos eficazes para fazer isso. "Só que essa investigação não deve servir de palanque político para alguns."
Sobre a possibilidade de instalar uma CPI da Sudam e da Sudene, Neves disse que instalará qualquer CPI que lhe chegue às mãos com objetivo determinado e número de assinaturas regimental.

Protesto
Cerca de 50 pessoas empunharam bandeiras e faixas de protesto contra FHC na abertura da Expozebu, exposição internacional de gado zebu, em Uberaba. Uma das faixas dizia: "Jader + Arruda + ACM + FHC = farinha do mesmo saco". FHC não reagiu.



Texto Anterior: Escândalo inspira poema político
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.