São Paulo, terça-feira, 04 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSDB escolhe Aloysio para o Senado em SP

Após retirada de candidatura de José Aníbal, o ex-secretário é indicado por aclamação

PP gaúcho anuncia aliança com tucanos, o que facilita eventual acordo no cenário nacional; apoio da sigla é disputado por PSDB e PT

DA REPORTAGEM LOCAL

Por aclamação, o diretório do PSDB de São Paulo escolheu ontem o ex-secretário da Casa Civil do Estado Aloysio Nunes Ferreira pré-candidato ao Senado. Ele disputava a indicação com o deputado federal José Aníbal (PSDB-SP), que retirou a candidatura.
"Ele preferiu evitar uma disputa que pudesse amarrar o processo até a convenção de junho", afirmou Aloysio sobre a decisão de Aníbal.
Segundo o pré-candidato, a escolha foi feita para manter a unidade da sigla. "O entusiasmo contagiante do lançamento da candidatura de [José] Serra em Brasília acabou por nos mobilizar aqui", disse Aloysio.
Aníbal chegou à reunião do diretório acompanhado do virtual candidato ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Com a decisão, a chapa de Alckmin terá Guilherme Afif Domingos (DEM) como pré-candidato a vice-governador. A segunda vaga de pré-candidato ao Senado será do ex-governador Orestes Quércia (PMDB).
Alckmin anunciou que o lançamento da chapa está marcado para o dia 8, no que ele chamou de encontro de partidos.
Ele elogiou a atitude de Aníbal e afirmou que a escolha foi transparente. "Eu procurei me empenhar respeitando a postulação de Aníbal, mas pensando na unidade do partido", disse.

Aliança
Com o aval do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, a Executiva do PSDB-RS fechou ontem aliança com o PP.
Articulado pelo presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, o acordo regional contemplou exigência do PP-RS, de que a aliança fosse também para a chapa proporcional. "Um de nós corre o risco de perder o mandato, mas fomos para o sacrifício", disse Ruy Pauletti, um dos dois deputados federais do PSDB-RS.
Segundo Pauletti, a negociação pavimenta a aliança entre o PSDB e o PP no cenário nacional -o apoio do partido é disputado também pelo PT. "Pedimos que o PP-RS pressionasse a Direção Nacional para uma aliança para a candidatura de Serra", disse o deputado.
Além de flertar com o PP, Serra vai se encontrar amanhã com o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, do PMDB-RS. (DANIEL RONCAGLIA e CATIA SEABRA)



Texto Anterior: Foco: Em quadrinhos, PSDB faz propaganda da gestão de "Zé Serra" à frente da Saúde
Próximo Texto: Ditadura: Tarso critica não revisão de Lei da Anistia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.