São Paulo, quinta-feira, 04 de junho de 2009

Texto Anterior | Índice

SÃO PAULO

Arrecadação do governo cai em relação a 2008

DA REPORTAGEM LOCAL

As contas do governo de São Paulo pioraram no mês passado na comparação com o mesmo período de 2008. De janeiro a abril, a arrecadação já havia sido 0,4% menor em relação ao ano passado; de janeiro a maio, a queda foi de 1,6%.
No total, a arrecadação nos cinco primeiros meses de 2009 foi de R$ 35,22 bilhões, abaixo dos R$ 35,86 bilhões do ano passado, já descontada a inflação.
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), admitiu que o resultado é "preocupante" e obriga o governo a "manter a rédea curta na questão do gasto". Mas disse que os investimentos do Estado estão mantidos, uma vez que têm outras fontes.
Em evento no Palácio dos Bandeirantes, Serra criticou duramente a agência de classificação de risco Austin Ratings, que ameaçou rebaixar a nota dos Estados por conta da CPI dos Precatórios.
"A Austin Ratings já errou tanto, meu Deus do céu, não sei nem como ainda não faliu. Essas agências têm errado tão calamitosamente que acho que gastar tempo com elas não vale a pena", disse, encerrando a entrevista.
Em seguida, quando se encaminhava para a saída, voltou. "Nesse mercado tem muita especulação. O pessoal acha que envolve a viúva que deixou de receber, isso é folclore. (...) Provavelmente [quem fez a avaliação] é um funcionário de terceira categoria que está atendendo à pressão de algum grande investidor internacional."


Texto Anterior: Saúde: Operação de Roseana foi um sucesso, afirmam médicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.