São Paulo, quarta-feira, 04 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ROMBO AMAZÔNICO

Pedrosa foi hóspede do Hilton em 1º de dezembro de 88

Hotel confirma registro de fazendeiro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A direção do Hilton informou ao corregedor do Senado, Romeu Tuma (PFL-SP), que o fazendeiro Vicente Pedrosa se hospedou no hotel, juntamente com sua mulher, Diana de Paula, no dia 1º de dezembro de 1988. Pedrosa teve seu sigilo bancário quebrado ontem por decisão da Justiça Federal em Brasília. O registro é mais um indício das fragilidades da versão de Pedrosa sobre um negócio irregular com Títulos da Dívida Agrária (TDAs), do qual o presidente do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), seria beneficiário.
Jader prestará depoimento à Polícia Federal (PF), dia 10, às 10h, em Belém, como parte do inquérito aberto para apurar seu suposto envolvimento na transação com os 55,2 mil TDAs oriundos da desapropriação da fazenda Paraíso, no Pará.
Pedrosa, inicialmente o dono dos TDAs, negou à PF e a Tuma ter vendido os títulos ao ex-banqueiro Serafim de Moraes e a sua mulher, Vera Arantes.
Ex-dono do Agrobanco, Moraes afirma ter comprado os TDAs para pagar dívidas da instituição, fechada pelo Banco Central em liquidação extrajudicial. Segundo Tuma, isso aconteceu. Os títulos foram utilizados para pagar pendências do Agrobanco com o fundo de pensão dos trabalhadores portuários, o Portus.
No depoimento ao corregedor, no entanto, Pedrosa disse que não chegou a fazer o negócio com o Portus. Contou em detalhes o que seria uma operação fraudulenta, da qual teria sido convidado a participar, mas não aceitou.
Sobre a hospedagem no Hilton, no depoimento a Tuma, Pedrosa não mencionou datas, limitando-se a confirmar que esteve com o casal Vera e Serafim em diferentes ocasiões, mas em dias subsequentes. A versão de Vera é mais precisa. Disse que esteve com o fazendeiro no Hilton em três ocasiões diferentes. Primeiro, no dia 28 de novembro de 1988, quando deu a ele um sinal do pagamento dos títulos. Depois, em 6 e 12 dezembro do mesmo ano, quando Pedrosa teria recebido o cheque dado como pagamento dos TDAs. Pedrosa e Vera confirmaram ter almoçado juntos no dia 6 de dezembro. Ela apresentou o comprovante do cartão de crédito que teria utilizado para pagar a despesa.
Inicialmente, o Hilton confirmou que Jader lá esteve no dias 5 e 6 dezembro de 1988, mas não no dia 12 daquele mês, quando somente Pedrosa se hospedou no hotel.
(ANDRÉA MICHAEL)

Texto Anterior: Outro lado: Ex-senador "não tem informação precisa" sobre os contratos
Próximo Texto: Ranário da mulher de Jader recebe auditores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.