São Paulo, sexta-feira, 04 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EM FOCO

Publicação faz balanço positivo da era FHC e vê petista como símbolo de mobilidade social digna de novela

"The Economist" destaca "saga" de Lula

DA REDAÇÃO

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, é o tema de capa da edição da revista "The Economist" que chega hoje às bancas. Com a manchete "O significado de Lula", a publicação britânica traz editorial e reportagem sobre o petista, tratado como "o mais provável vencedor" das eleições no Brasil.
Num balanço do governo Fernando Henrique Cardoso, a reportagem afirma que o país melhorou em diversas áreas, mas faz ressalvas à atual gestão e diz que, se vencer, "o trabalho de Lula será o de continuar e melhorar o pacote de reformas não finalizado do senhor Cardoso".
Segundo a "The Economist", um governo bem sucedido de esquerda no Brasil pode se tornar um modelo para a América do Sul. "Mas, se Lula ganhar, ele fará bem em reconhecer que o sucesso virá tanto da continuidade de políticas quanto das mudanças", diz a publicação.
Em editorial, a revista afirma que uma vitória de Lula seria um "triunfo para a democracia brasileira". Numa região governada durante muito tempo por generais e pela elite, " a história de vida de Lula é uma saga de mobilidade social digna de uma novela de TV brasileira", diz.
Segundo a revista, o sucesso de um eventual governo Lula dependerá da forma como ele conduzirá a economia. O próximo governo irá receber uma herança difícil, com a desvalorização do real e a alta dos juros ameaçando tornar a dívida pública inadministrável. "Sua [de Lula] conversão para a realidade econômica é recente demais para estar acima de suspeita e, mesmo sendo verdadeira, sua falta de experiência pode levá-lo a cometer erros", diz.
A revista destaca ainda que Lula até recentemente elogiava a Cuba de Fidel Castro. "Mas, para ter sucesso, ele terá que estabelecer relações de trabalho com os Estados Unidos."


Texto Anterior: Staub diz ser melhor eleição acabar dia 6
Próximo Texto: "FT" publica especial das eleições
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.