São Paulo, quinta-feira, 04 de outubro de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Ascensão e surra

Nas manchetes de UOL, Terra e outros, "Vale despenca", tem "queda brusca", até "derrocada". Foi por conta, segundo Folha Online, Reuters Brasil e outros, de um novo relatório do banco JP Morgan -avaliando que o desempenho "simplesmente extraordinário" das ações da Vale chegou ao limite da realidade.
Mas não foi só a Vale, noticiou o site do "Wall Street Journal". Sob o título de que ambos "levaram uma surra", o jornal deu que também a Petrobras caiu, não só na Bovespa mas em Wall Street, por um relatório do Bear Stearns -e a mesma razão: o "desempenho continuamente forte", com salto de 52% em 12 meses.

TODOS À ÁFRICA
Em editorial, o "Financial Times" tratou da disputa dos emergentes pela África, com a China na dianteira, no Congo -e Brasil e Índia seguindo, "menos ambiciosamente".
No caso do Brasil, também nigerianos tipo "Daily Trust" e "Vanguard", desde anteontem, noticiam projetos conjuntos por lá, de uma "multibilionária" usina de etanol "de nome Agrovilla" à compra de aviões militares da Embraer. Na direção contrária, o gás.

TRANSCONTINENTAL
O sul-africano "Business Day" e o "Times of India" noticiaram ontem que Brasil, a África do Sul e a Índia "se aproximam de um acordo de livre comércio trilateral". No dizer do indiano, "acordos bilaterais com Europa, Ásia são coisa do passado, o palco está pronto para o primeiro tratado transcontinental".
Em duas semanas, dizem agências tipo AFP, Lula se reúne com Thabo Mbeki e Manmohan Singh, na África.

PETRÓLEO A US$ 100
O site MarketWatch destacou previsão do economista-chefe do banco CIBC de que o preço do barril de petróleo acima de US$ 100 deve se tornar "norma" já no ano que vem e que a "era" do petróleo está nas últimas. Em países como Kuwait e México, as reservas já estão em declínio.
Não é o que pensa a gigante ExxonMobil, notou a reportagem, mas o site do "WSJ" noticiou que outra gigante, ConocoPhilips, defendeu reduzir a tarifa cobrada sobre a importação do etanol brasileiro -e firmou acordo com a também americana ADM para produzir biocombustíveis.

DA ARGENTINA...
Cristina Kirchner, presidenciável argentina já dada por eleita, surgiu em fotos aqui e ali, na Veja On-line e outras. Os sites de "La Nación" e "Clarín" foram além da "photo-op", destacando as negociações com Lula para o Brasil investir mais por lá, em aparente referência à Petrobras, e com o Clube de Paris, por conta da dívida argentina.

PARA O MUNDO
O "FT", sob o título de que Cristina "vai ao exterior por vitória", ironizou que a candidata "parece estar em campanha por um cargo na ONU".
E se estendeu no que importa: "o desafio fundamental é como atrair investimento", restrito desde a moratória, e "a primeira coisa a tratar é da relação com os vizinhos". A começar de Lula e Chávez.

"O NOSSO MELHOR"
"New York Times" e "Newsday", jornais da região em que moram os dois pilotos do Legacy que derrubou o Boeing da Gol, receberam a acusação militar contra os controladores, no relatório revelado na Folha por Eliane Cantanhêde, como algo que vem "reforçar" a defesa dos americanos. O "NYT" foi contido e reproduziu a avaliação em declaração do advogado dos pilotos. Mas o "Newsday" deu até em seu título que "parte da culpa sai dos pilotos".
Enquanto isso, em Londres, "Guardian", "Times" etc. destacavam frase do policial que chefiou a operação que matou Jean Charles de Menezes, "fizemos nosso melhor".

quemmandaevoce.org.br
QUEM MANDA?
Sites de mídia como Intervozes e Tela Viva noticiam que começa hoje em Brasília e amanhã nas ruas a pressão por "democracia e transparência nas concessões". Já com site próprio e peças de campanha.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: MP investigará ação de fiscal em fazenda no Pará
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.