São Paulo, segunda-feira, 04 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

D. Cláudio embarca para ocupar cargo no Vaticano

No aeroporto, religioso desejou boa sorte a Lula

Luciney Martins/Folha Imagem
Dom Cláudio Hummes deixa sua residência no bairro da Luz


DA REPORTAGEM LOCAL

O cardeal d. Cláudio Hummes, 72, embarcou ontem à tarde para o Vaticano, onde vai assumir o cargo de prefeito da Congregação para o Clero, um dos mais importantes da hierarquia da Igreja Católica.
Antes de tomar o avião para Milão (Itália), ele, além de se despedir dos religiosos que o acompanhavam até o aeroporto de Cumbica, em São Paulo, desejou boa sorte ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu segundo mandato.
"Que esse novo governo seja melhor do que o anterior, que possamos vencer ainda mais a pobreza, encontrar cada vez mais um caminho de justiça e de fraternidade e que todas as pessoas possam ter emprego e trabalho", disse.
No novo cargo, o brasileiro, que deixa o posto de arcebispo de São Paulo, será responsável pelos assuntos que dizem respeito a cerca de 400 mil padres espalhados pelo mundo. "Vou com muita saudade de São Paulo, mas feliz para o trabalho que me foi indicado. Os desafios rejuvenescem a gente."
Desde a morte de João Paulo 2º, no ano passado, d. Cláudio tem sido lembrado como um dos cotados para assumir o posto máximo da Igreja Católica.

Visita
D. Cláudio espera retornar ao Brasil em maio próximo, na comitiva do papa Bento 16. Segundo ele, no dia 12 deste mês um grupo especial do Vaticano chegará ao país para iniciar os preparativos da visita.
Sobre o processo de sua sucessão à frente da Arquidiocese de São Paulo, d. Cláudio disse apenas ter certeza de que ela estará em boas mãos. Até o final do ano, o papa deverá anunciar o substituto. "Esperamos que ele seja conhecido o quanto antes", disse d. Cláudio.
D. Odilo Scherer, secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), é um dos cotados para o cargo. São também mencionados o bispo-auxiliar Pedro Luiz Stringhini, do bairro do Belém, em São Paulo, e d. Orani Tempesta, arcebispo de Belém (PA).
À frente da área de embarque do aeroporto, d. Cláudio posou para fotos, recebeu cumprimentos e disse, emocionado, aos religiosos: "Cuidem bem da nossa querida arquidiocese". (JOSÉ ALBERTO BOMBIG)

Texto Anterior: Lula teme que aumento a CNJ afete economia
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.