São Paulo, terça-feira, 04 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeito de Araraquara presidirá sigla em SP

DA REPORTAGEM LOCAL
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, será o novo presidente do PT no Estado São Paulo. Ele venceu o deputado estadual José Zico Prado no primeiro turno da eleição.
A vitória encerra quase uma década de poderio de Paulo Frateschi, envolvido no escândalo do dossiê contra os tucanos em 2006, à frente do Diretório Estadual do PT.
Frateschi, ao lado dos deputados federais João Paulo Cunha e Cândido Vaccarezza, foi o principal articulador da candidatura de Zico Prado, da corrente Novo Rumo, que acabou se dividindo nas urnas.
No suporte a Edinho (da CNB) estavam os ex-ministros José Dirceu e Antonio Palocci, o chefe-de-gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, e o deputado estadual Rui Falcão. Eles se uniram para "renovar" o comando da sigla em São Paulo e contaram com apoio do grupo ligado ao ministro Tarso Genro (Justiça), um dos mais ferrenhos adversários de Dirceu.
Até as 18h de ontem, com quase 80% da apuração concluída, o prefeito tinha 55% dos votos, contra 36% de Zico Prado, seguido por Angélica Fernandes, com 4,5%.O candidato que conquista mais da metade dos votos válidos vence no primeiro turno. O primeiro desafio do novo presidente será preparar o partido para as eleições municipais do ano que vem.
No âmbito nacional, Frateschi integra a chapa de Ricardo Berzoini e, em caso de vitória do atual presidente, deverá ganhar um cargo na direção.

Olívio Dutra
No Rio Grande do Sul, o presidente do PT estadual, o ex-governador e ex-ministro Olívio Dutra, está virtualmente reeleito. Ele concorreu com o apoio da tese Mensagem ao Partido, do candidato a presidente nacional José Eduardo Cardozo. Na última parcial, das 18h de ontem, Olívio tinha 14.816 votos.
Em segundo lugar estava Maria Eunice Wolff, com 3.426 votos, candidata no Estado pelo mesmo grupo de Berzoini.
Foram apurados no Estado 20.159 votos. A estimativa do PT gaúcho é que 25 mil filiados tenham ido às urnas no domingo. Com isso, faltam ser apurados pouco mais de 4.100 votos. Mesmo se todos eles fossem para a segunda colocada na disputa, Olívio estaria reeleito.
Em Porto Alegre, o vereador Marcelo Danéris venceu, com 55,61% dos votos válidos, a eleição para presidência municipal. Danéris também era o candidato da Mensagem ao Partido e integra a Esquerda Democrática, corrente do novo líder do governo na Câmara dos Deputados, Henrique Fontana.
A totalização dos votos na capital gaúcha se encerrou ontem. A previsão do PT é que o anúncio oficial da reeleição de Olívio ocorra hoje ou amanhã.


Texto Anterior: Jilmar Tatto derrota Berzoini em SP e fica perto do 2º turno
Próximo Texto: Toninho do PT: Viúva pede que PF investigue assassinato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.