São Paulo, sexta-feira, 05 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPRENSA

Octavio Frias de Oliveira recebeu, em São Paulo, o prêmio Personalidade da Comunicação 2006

"Publisher" da Folha é homenageado

DA REPORTAGEM LOCAL

O empresário Octavio Frias de Oliveira, "publisher" do Grupo Folha, recebeu anteontem o prêmio Personalidade da Comunicação 2006. Compareceram à cerimônia o governador de São Paulo, Claudio Lembo, o prefeito paulistano, Gilberto Kassab, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador Marco Maciel (PFL-PE).
Estiveram presentes à homenagem empresários, publicitários e jornalistas que trabalham ou trabalharam nesta Folha.
Frias de Oliveira disse que não se considerava merecedor do tributo: "Prefiro ver nesta homenagem o reconhecimento pelo trabalho dos muitos amigos e companheiros que vêm me ajudando ao longo da vida".
O empresário fez uma ponderação sobre o êxito de seus empreendimentos: "Procuro ter em mente aquele verso de [Rudyard] Kipling no qual o escritor inglês fala do sucesso e do fracasso como dois impostores. De minha parte, experimentei ambos. Acima dessas vicissitudes, penso que o mais importante é trabalhar com afinco naquilo de que se gosta".
FHC disse admirar a capacidade de Frias de Oliveira de aliar o sucesso empresarial à defesa de suas crenças. Citou como exemplo a mudança da Folha em 1975, quando o jornal começou a dar voz a críticos dos militares ao mesmo tempo em que mantinha o espaço para aqueles que apoiavam o regime.
"O Frias vem sempre mantendo o que mais admiro nele: a capacidade de ser provocativo, a ironia, o gosto por não deixar as coisas conformes", afirmou.
O governador disse apreciar o que chamou de "a coragem" de Frias de Oliveira de tratar no jornal de questões incômodas aos que ocupam o poder. "Ele transformou a Folha dando essa característica de coragem, que às vezes a gente lê e fica um pouco chateado, mas compreende que é a Folha. Ele atrapalha as nossas manhãs, mas isso faz parte da vida. Ele nos deixa pela manhã um pouco tristes, mas durante o dia a gente vê que a Folha estava certa", afirmou Lembo.
Kassab disse que a premiação é uma homenagem a um empresário "que ajudou a construir a democracia".
O prêmio foi concedido pelo 9º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas, organizado pela Mega Brasil. Fernando Xavier, presidente da Telefônica, e Franklin Lee Feder, presidente da Alcoa, integraram a mesa que prestou o tributo a Frias de Oliveira.
Compareceram à homenagem o ex-prefeito José Serra e os ex-governadores Geraldo Alckmin e Orestes Quércia.


Texto Anterior: Aécio quer "correção estratégica" para a campanha tucana
Próximo Texto: Eleições 2006/Presidência: Garotinho deve encerrar greve de fome hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.