São Paulo, terça-feira, 05 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

GRITO DA TERRA

Contag protesta hoje em Brasília e promete eleger o "maior corrupto do país"
Começa hoje em Brasília o Grito da Terra 2001. Segundo a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), cerca de 5.000 pessoas já estão em Brasília e devem participar da abertura do protesto hoje em frente ao Congresso.
À tarde, os agricultores farão uma eleição, na rodoviária de Brasília, para escolher o "maior corrupto do Brasil". Não há nomes pré-escolhidos. Os eleitores deverão escrever o nome que quiserem. Às 17h, será feita uma passeata à luz de velas.
Neste ano, o Grito da Terra quer que o governo assente 250 mil famílias até o final do ano.
Outras reivindicações são a liberação de R$ 8 bilhões para o Pronaf (Programa de Financiamento da Agricultura Familiar) e a organização da assistência técnica a pequenos agricultores.
Os agricultores também querem o fim da medida provisória que proíbe a desapropriação de terras que tenham sido invadidas e o fim do cadastro de candidatos à reforma agrária feito pelo correio, que o governo federal adotou no ano passado.
Um grupo de catadores de rua está na cidade para o primeiro encontro nacional da categoria (organizado pelo Fórum Nacional de Estudos sobre População de Rua), que acontecerá até quinta na Universidade de Brasília. São esperadas 6.000 pessoas. (DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Questão agrária: PM é enviada para região de conflito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.