São Paulo, segunda-feira, 05 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Gritando que nem louca

A seleção chegou à Alemanha com as câmeras da Globo nos calcanhares. De Fátima Bernardes, início da noite, no fim do "Domingão do Faustão":
- Eu tô gritando que nem louca, mas está difícil... Agora a gente vai falar com o Ronaldinho... A gente vai estar entrando ao vivo e mostrando o caminho deles, daqui até o hotel e até o final, se Deus quiser.
Do aeroporto para o hotel, com Pedro Bial dizendo no "Fantástico" que "nossos guerreiros descansam", a "cobertura total" faz lembrar a primeira excursão dos Beatles pelos EUA. Até nos gritinhos.

SE NÃO O BRASIL, QUEM?


Ronaldinho como ícone da Copa, no "NYT" de domingo


Abaixo das manchetes nos sites brasileiros, quase todas relativas à goleada sobre a Nova Zelândia, e com destaque também na Globo, a notícia de que "Ronaldinho e Brasil aparecem em capa de revista do "New York Times'".
Como sublinhou a Folha Online, o título da reportagem, "Most bonito", algo como "o mais bonito", era trocadilho com o slogan publicitário da Nike para a seleção. Mas o louvor saltava de texto em texto ao longo da revista "Play" -sob enunciados como "Os semi-competidores" ou, mais claramente, "Se não o Brasil, quem?", em contraste com "As lendas" do título sobre Ronaldinho e o Brasil.

OS DIVERSOS CANTOS
E prossegue a campanha "Como vencer o Brasil", título de um texto da revista americana "Sports Ilustrated" -que, após citar a defesa do time "bonito, mas frágil" etc., encerrou com a ironia "é fácil, certo?".
Além de Globo, "NYT", "Sports Ilustrated" e gigantes outros, começam a surgir os sites com cobertura "indy". Os blogueiros de mídia Daniela Bertocchi e Tiago Dória linkam o Na Estrada da Copa, com vídeos e podcasting, lançado por dois brasileiros, um alemão e um angolano -os quatro já "na estrada" para acompanhar "o encontro dos diversos cantos do mundo" na Alemanha.

SOBRE BLOGS 1
Do agora blogueiro Marcelo Coelho, em seu primeiro post, ontem na Folha Online:
- Todo dia, antes mesmo de acabar de ler o jornal, sou atraído pela tela do computador: os e-mails, o UOL e a página em branco do word me convocam, sem que eu mesmo perceba o que estou fazendo. É provável que isso aconteça com um número cada vez maior de pessoas. Daí a vontade de fazer este blog.

SOBRE BLOGS 2
E do agora blogueiro Luis Nassif, no portal UOL:
- Depois de algum tempo de resistência, aderi aos blogs. Em parte, por acreditar que o futuro do jornalismo está na internet. Em parte, devido à enorme e revitalizante interação com o público.
Orgulhoso dos "e-mails consistentes" dos leitores, prometeu interação.
- Espero cumprir um papel neste espaço precioso.
@ - nelsondesa@folhasp.com.br

Leia as colunas anteriores

Texto Anterior: Invasões: Índios deixam obra de central hidrelétrica em Mato Grosso
Próximo Texto: Entrevista/Sergio Werlang: Regime de metas de inflação deve ter ajuste
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.