São Paulo, quarta-feira, 05 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES/ES
Prefeito se opõe a governador
Disputa de 2002 causa racha entre tucanos

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA SUCURSAL DO RIO

A eleição para presidente em 2002 provocou um racha no PSDB do Espírito Santo.
Em Vitória, o confronto opõe o governador José Ignácio ao prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas, candidato à reeleição acusado de estar montando uma base para Ciro Gomes, do PPS, na capital do Estado.
Além de ameaças de recorrer à Justiça, a disputa motivou um pedido à Executiva Nacional do PSDB de intervenção no diretório municipal de Vitória -que aprovou o vereador César Colnago, do PPS, como vice na chapa encabeçada por Vellozo Lucas.
A presidente regional do PSDB, a ex-senadora Luzia Toledo, diz que a executiva regional havia vetado a coligação com o PPS e acusa o prefeito de planejar construir na capital uma plataforma para Ciro em 2002.
Ela afirma que Vellozo Lucas tem "relações estreitas" com o PPS e o recrimina por já ter lançado o nome de um senador deste partido, Paulo Hartung, ao governo do Estado em 2002.
O prefeito, que começou na política pelas mãos do senador, confirma ter proposto a candidatura. "Qualquer disputa que tenha o José Ignácio e o Paulo Hartung, de síndico de prédio a presidente da República, eu vou ficar com o Hartung", admite.
Ele devolve a acusação dizendo que o governador trabalha contra os interesses do PSDB em Vitória e apóia para prefeito o candidato do PPB, o deputado federal Nilton Baiano.
A querela dentro do PSDB capixaba motivou ontem a ida ao Espírito Santo do secretário-geral do partido, o deputado federal Márcio Fortes (RJ), para tentar uma conciliação.
Ignácio e a executiva regional não aceitam a coligação com o PPS. Vellozo Lucas não abre mão da sua escolha. "Não vou ceder aos caprichos do governador", afirma o prefeito, que diz que, se houver uma intervenção, terão que impugnar sua candidatura.


Texto Anterior: Alckmin usa vocabulário surfista
Próximo Texto: Pesquisa: Thomeu lidera com 41% em Guarulhos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.