São Paulo, sábado, 05 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucanos farão programa de governo de prefeito

CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Problema à vista. Três notórios tucanos acabam de se engajar na campanha do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, (DEM) à reeleição. A partir da semana que vem, os secretários municipais de Governo, Clovis Carvalho, e Planejamento, Manuelito Pereira Magalhães, integrarão, como voluntários, a coordenação de programa de governo de Kassab.
Os dois -que ocuparam cargos no primeiro escalão do governo de Fernando Henrique Cardoso- permanecerão na prefeitura, mas atuarão como colaboradores da campanha de Kassab durante o horário do almoço e o fim de dia.
"Eles serão meu co-operadores", definiu o futuro coordenador de programa de governo e ainda secretário estadual do Trabalho, Guilherme Afif. A participação de tucanos na campanha de Kassab contraria o artigo 15 do estatuto do PSDB, que diz ser dever do filiado "votar, apoiar e empenhar-se nas campanhas dos candidatos do partido a cargos eletivos".
Ligado ao governador José Serra, de quem foi assessor especial no Ministério da Saúde, Manuelito até se desligou do PSDB para poder se dedicar à campanha de Kassab.
"Tenho um lado. É o do Gilberto", disse Manuelito, que foi ouvidor da Agência Nacional de Saúde na gestão Serra.
Segundo tucanos, Clovis Carvalho -chefe da Casa Civil e ministro do Desenvolvimento no governo FHC- também estuda a hipótese de se desfiliar.
Além deles, o tucano Felipe Sotello deixará o governo do Estado para participar da equipe de comunicação da campanha do prefeito. Sob a coordenação do jornalista Luiz Gonzalez, ele repetirá o papel que exerceu na disputa presidencial e estadual de 2006 ao lado de Geraldo Alckmin (PSDB): um elo entre a equipe responsável pelo programa de governo e a de comunicação.
Sotello é presidente do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal. Daqui a duas semanas, engrossará o comitê eleitoral de Kassab.
O comitê do prefeito não só reproduzirá parte significativa da estrutura de campanha de Serra ao governo, como a assessoria jurídica e coordenação de comunicação, como funcionará no mesmo endereço.
A exemplo do comitê de Serra, o de Kassab ficará no 21º andar do edifício Joelma, dois acima da sede municipal do PSDB. A equipe de Kassab também ocupará a sobreloja do prédio.
Exitoso na conquista de adeptos tucanos, Kassab enfrenta, porém, dificuldades entre seus aliados oficiais. Cobrando o cumprimento de suas promessas -como apoio material e financeiro para programa de TV- o PR ameaça não colocar o nome do prefeito na propaganda eleitoral. "Estamos muito chateados com o prefeito", disse o presidente municipal do PR, Toninho Paiva.


Texto Anterior: Alckmin declara ter R$ 736.264 de patrimônio
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.