São Paulo, quinta-feira, 05 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004/DEBATES

Debate entre candidatos será às 22h15, na TV Bandeirantes; sete devem participar

Embolados, Serra, Maluf e Marta têm 1º embate na TV

DA REPORTAGEM LOCAL

Com três candidatos embolados na disputa pela liderança das pesquisas, acontece hoje à noite o primeiro debate com os principais concorrentes à Prefeitura de São Paulo.
Ao todo, vão participar sete dos nove candidatos que legalmente teriam direito a estar do debate, na TV Bandeirantes, às 22h15.
Devem comparecer: José Serra (PSDB), Marta Suplicy (PT), Paulo Maluf (PP), Luiza Erundina (PSB), Paulinho (PDT), Havanir (Prona) e Ciro Moura (PTC). No total, 14 nomes concorrem.
Dois nanicos (Penna, do PV, e João Manuel Baptista, do PSDC) fizeram acordo com a Bandeirantes e, em troca de espaço na programação, estão fora. O acerto mostra um temor de que aconteça o mesmo de 2000, quando a presença de vários microcandidatos impediu um confronto entre os principais concorrentes.
Na última eleição municipal, a Band só conseguiu realizar o debate na terceira tentativa, depois de ser proibida duas vezes pela Justiça Eleitoral.
A Globo já realizou um debate neste ano, mas sem os três mais bem colocados (Serra, Marta e Maluf). Das 11h às 12h10, conseguiu média de sete pontos no Ibope, atrás dos desenhos do SBT.
O debate será dividido em cinco blocos, dois deles dedicados exclusivamente aos embates entre os candidatos.
Segundo o diretor de jornalismo da Band, Fernando Mitre, as regras foram decididas após oito reuniões com assessores dos candidatos, que vêm ocorrendo desde janeiro. De acordo com o jornalista, a idéia é repetir o debate entre os presidenciáveis em 2002, considerado "muito correto".
Essa será uma das únicas chances de exposição dos candidatos na TV até o início da propaganda eleitoral, daqui a 12 dias.
Os principais candidatos prepararam-se para o debate nos últimos dias. Serra não teve agenda ontem e hoje deve comparecer apenas ao SPTV, da Rede Globo, na hora do almoço. O tucano já realizou três rodadas de debates com seus assessores para definir temas de perguntas para cada um de seus adversários.
Marta também fez "media training", teste em que assessores simulam possíveis situações do debate. A estratégia da prefeita será tentar demonstrar firmeza, sem deixar nenhum questionamento à administração sem resposta.
A petista, aliás, deve ser o principal alvo da ex-prefeita Erundina, que planeja explorar o que vê como falhas da atual gestão.
Já Maluf diz que possui uma lista de "coisas [ruins] para dizer sobre os demais candidatos" tão longa como uma "lista telefônica", mas que não a usará porque não quer baixar o nível do debate.


Texto Anterior: Outro lado: Aplicação de verba obedece pastas, afirma governo
Próximo Texto: "Nanicos" abrem horário eleitoral em São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.