São Paulo, quarta-feira, 05 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUCESSÃO NO ESCURO

Maguito vai usar inserções para tentar conseguir votos

Manobra do PMDB com PL garante TV a itamaristas

FERNANDO RODRIGUES
KENNEDY ALENCAR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A ala itamarista do PMDB deu uma rasteira no grupo governista do partido a fim de tentar evitar a provável derrota na convenção de domingo. O presidente interino do PMDB, o senador Maguito Vilela (GO), trocou datas de inserções na TV com o PL a fim de usá-las nesta semana.
A idéia dos itamaristas é persuadir os convencionais a votar em Maguito, que disputa a presidência do partido contra o deputado federal Michel Temer (SP) e defende a candidatura presidencial do governador de Minas, Itamar Franco. Estava prevista a veiculação de comerciais de 30 segundos na TV a partir das 20h de ontem. A depender do conteúdo, os governistas deverão recorrer à Justiça para tentar impedir mais duas propagandas, uma amanhã e outra sábado.
Maguito disse que faria a convocação para o encontro e falaria da "história do PMDB". O líder do PMDB na Câmara, Geddel Vieira Lima (BA), disse que vai ouvir "que história Maguito vai contar" para decidir se recorre à Justiça a fim de impedir as duas últimas inserções.
Geddel afirmou que "Maguito falou que não daria golpes, mas está quebrando a palavra". Disse ainda que o hoje oposicionista Maguito "defendeu com ênfase a reeleição do presidente Fernando Henrique em 1998".
Maguito nega ter abusado do seu poder de presidente da sigla. "Trata-se de uma atribuição do presidente do partido. Estou apenas convocando o partido para a convenção. Abuso de poder é o que a ala governista faz, com os três ministros do partido trabalhando para cabalar votos", diz.
A manobra dos itamaristas foi idealizada por Henrique Hargreaves, secretário da Casa Civil do governo de Minas e estrategista político de Itamar.
Maguito telefonou para o presidente do PL, o deputado federal Valdemar Costa Neto (SP), um simpatizante da candidatura presidencial de Itamar. Propôs a troca do horário partidário gratuito. Costa Neto aceitou na hora.
O candidato a presidente do grupo governista, Michel Temer, disse que "Maguito e Itamar estão apelando porque já viram que vão perder a convenção democraticamente". Temer avalia que terá 70% dos votos dos convencionais e que seu grupo ganhará a maioria dos postos na Executiva Nacional e no diretório nacional, instâncias que comandam a sigla.
Além da manobra televisiva, Maguito está tentando fazer uma reunião do Conselho Político do PMDB hoje ou amanhã a fim de mudar a pauta da convenção.
Apesar de haver controvérsia jurídica sobre o poder do conselho para alterar uma decisão da Executiva, os governistas pretendem boicotar o encontro. São necessários 28 dos 54 membros do órgão para que ele possa se reunir.


Texto Anterior: Painel
Próximo Texto: Nome de Jader é excluído de chapa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.