São Paulo, segunda-feira, 05 de setembro de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Bóia ao mar
Francisco Dornelles (RJ) iniciou uma operação para salvar Severino Cavalcanti, acusado de achacar um concessionário de restaurante da Câmara. Pediu a tucanos, a pefelistas e a "independentes" de seu PP que abortassem as iniciativas de afastá-lo da presidência da Câmara.

Pregando no deserto
A receptividade ao pedido do ex-ministro foi fria. Os "independentes" do PP estão em guerra com a cúpula por conta da justificativa para o recebimento de recursos do valerioduto. PSDB e PFL não mostraram disposição de ajudar.

Anteparo
Maior aliado de Severino na Mesa, o segundo-vice, Ciro Nogueira (PP-PI), desistiu de integrar a comitiva que viaja a Nova York. Ficará em Brasília para responder pelas denúncias contra o presidente da Câmara e despachar, como corregedor, os processos contra deputados.

Meio cheio...
Há mais divergência quando se trata de estabelecer se a desgraça de Severino é boa ou ruim para Lula. Parte acha que, quanto maior a barafunda no Congresso, menor o foco sobre o petista, que assim ganharia fôlego para cuidar de sua reeleição.

...meio vazio
Outra parte lembra que, a esta altura, dificilmente se elegerá outro presidente da Câmara tão maleável às necessidades do Planalto. E, removido Severino, os refratários à idéia de impeachment não terão mais tanto medo da linha sucessória de Lula.

Unidos na dor
Na reunião do Diretório Nacional do PT, sábado, as poucas referências ao tema Severino na cúpula petista foram sempre na linha de tratá-lo como mais uma vítima da escalada de denúncias.

Cerrando fileiras
O grupo de parlamentares Brasil Verdade engrossa oficialmente a manifestação encabeçada pela Força Sindical e OAB, amanhã em São Paulo, contra a corrupção e o governo Lula.

Caminho aberto
O governo ainda não decidiu se recorre, mas o Senado já resolveu pagar os atrasados de seus funcionários (15% retroativos a janeiro) em três parcelas.

Água fria
Lançada pelo governador mineiro Aécio Neves, a proposta de colocar Fernando Henrique Cardoso na presidência do PSDB para apaziguar a disputa interna tem escassa chance de prosperar. Sondado, FHC agradeceu, mas disse que não topa.

Para registro
Contrariado com a disseminação da idéia de que trabalha contra a escolha de Tasso Jereissati para a presidência do PSDB, o prefeito paulistano José Serra pretende vir a público dizer que não há veto seu ao senador.

Manual
Relator da CPI dos Bingos, Garibaldi Alves (PMDB-RN) tem aproveitado as horas de vôo para a leitura do livro "Como a corrupção abalou o governo Lula". O senador sublinha trechos que considera mais relevantes.

Camuflagem
Por recomendação da segurança do Palácio do Planalto, retirou-se a placa verde-e-amarela do carro oficial habitualmente usado por Lula. Ela foi substituída por uma branca comum.

Caminho das pedras
Defenestrado da Comissão de Ética do PT, Danilo de Camargo, dirigente petista ligado a José Dirceu, foi quem instrumentalizou Delúbio Soares no pedido de liminar que manteve o ex-tesoureiro nas hostes do partido.

Ufa!
Segundo relatos de petistas que estavam na reunião do Diretório Nacional sábado, a liminar de Delúbio provocou dois tipos de reação: surpresa e alívio.

TIROTEIO

Do deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), do grupo de parlamentares Brasil Verdade, sobre a denúncia de que Severino Cavalcanti (PP-PE) cobrava "mensalinho" de empresário:
-Começa a ficar claro que o empenho de Severino pela pizza no Congresso é também um caso de auto-preservação

CONTRAPONTO

Na ponta da língua

Antes da entrar na reunião do Diretório Nacional do PT anteontem pela manhã, Aloizio Mercadante (SP) brincou:
-Onde está o "Pânico"?-, referindo-se aos "repórteres" do humorístico que no dia anterior haviam dado plantão em outra reunião partidária.
Diante da resposta de que eles não estavam no local, o senador brincou novamente:
-Hoje vim para enfrentá-los. Cadê o "Pânico"?
Um repórter não perdoou:
-Calma senador, pânico o senhor vai enfrentar lá dentro.
Em seguida, foi a vez de Eduardo Suplicy (SP). Antes das perguntas, o senador chamou a atenção de um cinegrafista:
-Esse holofote está cheirando a queimado, cuidado!
Em seguida, completou:
-Vocês estão querendo tacar fogo no PT!
A resposta foi em coro:
-Nós, senador?


Próximo Texto: Oposição se reúne para pedir o afastamento de Severino
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.