São Paulo, terça-feira, 05 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucanos exigem mais lealdade a Alckmin dos prefeitos serristas

DA REPORTAGEM LOCAL

O PSDB reúne hoje em São Paulo um colégio de prefeitos para intensificar a campanha de Geraldo Alckmin no Estado. A mobilização nasce de relatório feito pelo partido segundo o qual o candidato tucano ao Palácio dos Bandeirantes, José Serra, conta com maior número de prefeitos ao seu lado, embora Alckmin tenha governado o Estado por cinco anos.
Pelo relatório, concluído na semana passada, Serra tem o apoio de mais de 450 dos 645 prefeitos do Estado, e cerca de 60 deles não defendem Alckmin com o mesmo empenho. Entre os municípios administrados por prefeitos que apóiam Serra, mas não Alckmin, estão Marília, Rio Claro, Barretos, Pedregulho, Olímpia, São Manuel e Novo Horizonte.
Procurado pelo presidente estadual do PSDB, deputado Sidney Beraldo, o prefeito de Marília, Mário Bulgareli, chegou a enviar uma carta ao partido reafirmando seu apoio a Alckmin. Segundo Bulgareli, os rumores nascem de tucanos inconformados com o fato de ele defender a reeleição do deputado Vinicius Camarinha (PSB). "O PSB está junto do Serra. Estou pensando à frente", disse.
No Estado também há prefeitos que abriram palanque para Alckmin, mas não para Serra. Isso acontece no PMDB, que tem Orestes Quércia na disputa ao governo paulista. Os prefeitos de Valinhos e Atibaia seriam exemplos disso.
A intenção do PSDB é usar a liderança de Serra na conquista de novos adeptos pró-Alckmin. Segundo tucanos, os prefeitos são pragmáticos e se aliam a quem tem chance de vitória e, por isso, seria necessário um corpo-a-corpo sobre eles.
Disposto a ampliar sua vantagem sobre o presidente Lula no Estado para 15 pontos, Alckmin também pediu mobilização na Baixada Santista, onde teve boa performance em 2002, mas não exibe desempenho igual para a Presidência.
Além de encomendar uma pesquisa sobre São Paulo, Alckmin tem telefonado para líderes de diferentes regiões do Estado para pedir dedicação. Foi o que fez no domingo com aliados da Baixada. (CATIA SEABRA)


Texto Anterior: PSDB arrecada R$ 21 milhões só no mês de agosto
Próximo Texto: Chomsky, Loach e outros intelectuais apóiam Helena
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.