São Paulo, quarta-feira, 05 de setembro de 2007

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Boca-de-urna

Certo da derrota hoje no Conselho de Ética e decidido a enfrentar o plenário do Senado o quanto antes, Renan Calheiros corre para cabalar votos incertos.
Negociada pela escudeira Roseana Sarney (PMDB-MA), a indicação de Romeu Tuma Jr. para a Secretaria Nacional de Justiça tem por objetivo amaciar Tuma pai não só na prorrogação da CPMF mas, antes, no julgamento de Renan. O senador do DEM, que há meses procura nova sigla e cargo para os filhos no governo, vinha criando dificuldades para Renan. Da mesma forma, ao dizer que o governo "não se opõe" à CPI das ONGs, Romero Jucá (PMDB-RR) tenta agradar Heráclito Fortes (DEM-PI), que propôs a comissão e tem criticado os sucessivos atrasos em sua instalação.

Oh, vida... Enquanto Nelson Jobim (Defesa) ejeta diretores da Anac e emplaca um nome seu no STF, Tarso Genro (Justiça) tem de engolir a escolha do filho do senador Romeu Tuma para uma das secretarias de sua pasta.

Outro lado. José Sarney (PMDB-AP) repete que é contra a CPI da TVA e diz que, entre seus aliados na Câmara, a única a assinar o requerimento idealizado por Renan foi Fátima Pelaes (PMDB-AP).

Vespeiro 1. A licitação de publicidade dos Correios promete dar pano para manga. Enquanto descontentes questionam a reviravolta que beneficiou agências amigas de políticos do PMDB, outros alegam que o resultado anterior, derrubado por recurso, era tão ou mais problemático.

Vespeiro 2. As agências que recorreram apontaram estranhezas na série de desclassificações que deu a vitória às concorrentes MPM, Nova S-B (respectivamente de Nizan Guanaes e Bob Costa, dois nomes que, embora ligados aos tucanos, ganharam boas contas no governo Lula) e DeBritto. Com a reviravolta, as escolhidas foram Casablanca, Artplan e Propeg.

Eu não. O ministro Hélio Costa (Comunicações) nega ter favorecido a Casablanca. "Se houve problema", diz, não hesitará em "cancelar tudo". O deputado Eduardo Cunha rejeita a associação de seu nome ao da Artplan. E Sarney nega ligação com a Propeg.

Alvoroço. Vitorioso na batalha por Furnas, o PMDB da Câmara agora pegou em armas contra a indicação do mineiro Adelmo Leão (PT) para uma diretoria da Funasa, órgão sob o seu quarda-chuva.

Eu topo. O economista Luiz Gonzaga Belluzzo aceitou convite de Lula para presidir o Conselho Curador da TV pública que o governo pretende lançar ainda neste ano.

Carteirinha 1. A um mês do prazo final de filiação para candidatos em 2008, o TSE divulga hoje um estudo segundo o qual há no país 11.456.008 eleitores (9% do total) filiados a partidos.

Carteirinha 2. A sigla com o maior número de eleitores filiados é o PMDB (2.015.301). O PT aparece em quarto lugar, com 1.068.785.

Terceira via 1. André Vargas é o nome de parte do ex-Campo Majoritário do PT e de alguns apoiadores de Marta Suplicy para presidir a sigla a partir de dezembro. Os grupos tentam viabilizar o deputado do Paraná como opção à eventual desistência de Ricardo Berzoini em se reeleger.

Terceira via 2. A costura em torno de Vargas passa pela eleição interna em São Paulo. Em troca do apoio ao deputado, as correntes ligadas à ministra do Turismo receberiam reforços para conquistar o comando do PT no Estado.

Capitanias. Dorme há cinco meses na Prefeitura de São Paulo um pedido de informações feito pelo vereador João Antonio (PT) sobre indicações políticas nas subprefeituras. Parte dos cargos está loteada entre os apoiadores de Gilberto Kassab (DEM).

Tiroteio

"É natural que surjam agora várias candidaturas na base aliada de Lula, mas será estupidez se todas forem de fato lançadas em 2010". Do presidente do PC do B, RENATO RABELO sobre uma eventual divisão na sucessão presidencial dos partidos que atualmente apóiam Lula.

Contraponto

Próximo capítulo

A primeira-dama Fátima Mendonça, que na semana passada causou alvoroço ao criticar a gestão do marido, Jaques Wagner, foi uma das mais entusiasmadas promotoras do Carnaval da Bahia, em fevereiro passado.
No concorrido camarote do governador, repleto de autoridades de outros Estados, a todo momento Fátima ameaçava descer para se juntar aos blocos que passavam, mas era desencorajada por Wagner. Depois de ceder a diversos apelos, ela achou por bem sentenciar:
-Agora vou descer!
Virando-se para o marido, ainda avisou:
-E não me acompanhe, que eu não sou novela!


Próximo Texto: Déficit com aposentadoria pública volta a aumentar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.