São Paulo, sábado, 05 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RETA FINAL

Candidato reagiu mal a perguntas de adversários durante debate na Rede Globo, segundo pesquisa do próprio partido

PT detecta arrogância e ironia em Lula na TV

PLÍNIO FRAGA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um misto de ironia e arrogância de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi detectado por meio de pesquisas do próprio partido em momentos do debate de anteontem na TV Globo. O momento principal foi quando Lula respondeu a questionamento de José Serra (PSDB) sobre habitação e disse: "Serra, você deveria ter lido o programa do PT". O tucano rebateu: "Li. Estava sendo delicado e você me responde com ironia".
Na realização do debate, espectadores consultados em pesquisa reagiram mal à participação de Lula, o que obrigou o petista a uma correção de rumos.
Após ser alertado pelo publicitário Duda Mendonça -um dos três assessores do PT que conversavam com Lula nos intervalos, ao lado de Antônio Palocci e José Graziano-, o candidato do PT abriu uma de suas falas finais pedindo desculpas a Serra.
Além dessa falha, o comando de campanha petista admitia ontem como frágeis as respostas de Lula sobre como estabelecer cotas para negros -o candidato defendeu um teste "científico", rejeitado até por petistas militantes da causa- e o erro na identificação da Cide (Contribuição sobre Intervenção no Domínio Econômico).
Segundo assessores, em discussão recente com a bancada do partido sobre reforma tributária, a contribuição teria sido citada, mas o candidato não se lembrou dela durante o debate. Quase partiu para o ataque direto a Garotinho quando percebeu ter caído na armadilha, mas foi contido.
No rastreamento feito pelo PT, Lula obteve a melhor avaliação, mas em patamar semelhante ao de suas intenções de voto, o que mostraria que não obteve ganhos eleitorais com o debate.
Ciro, na pesquisa petista, obteve cinco pontos percentuais acima de sua votação, e Anthony Garotinho (PSB), três pontos a mais. Ou seja, as participações de ambos podem, em tese, melhorar suas intenções de votos. Ainda conforme o levantamento do PT, Serra teria ficado dez pontos abaixo de seu índice de votação.

Comemoração
Após o debate da Globo, Lula seguiu com assessores para o restaurante Osteria dell'Angolo, em Ipanema, zona sul do Rio. Os petistas comemoravam o aniversário do coordenador de programa de governo, Antônio Palocci, mas havia um clima de festa eleitoral.
Pelo encerramento da campanha, Duda Mendonça deu de presente a Lula uma garrafa do vinho francês Romanée-Conti, safra de 1997, cuja garrafa custa cerca de R$ 1.600. "O presente não é pelo fim da eleição, mas pelo fim da campanha do primeiro turno", explicou Duda, negando que houvesse um clima de já ganhou.
No mesmo restaurante, jantavam artistas, como Gilberto Gil, Giulia Gam, Maria Luísa Mendonça, Caco Ciocler e Janaína Diniz, que saudaram Lula com palmas, por volta de 1h30.
O jantar prosseguiu até as 4h15. Após os jornalistas receberem a informação de que o jantar de Serra, no restaurante Satirycon, distante do de Lula por algumas quadras, havia terminado meia hora antes, Lula foi questionado se estaria "perseguindo" a fama de notívago frequentemente atribuída ao tucano. Lula riu da resposta de Antônio Palocci, que se antecipou a ele: "É que nós temos o que comemorar... O meu aniversário", brincou o coordenador de programa de governo do PT, numa alusão discreta à possibilidade de vitória já no primeiro turno e aos 42 anos que completava.



Texto Anterior: Datafolha não terá este ano boca-de-urna
Próximo Texto: Garotinho cruzou limites, avalia tucano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.