São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com 53%, Luizianne pode vencer já no 1º turno

Segundo colocado no Datafolha, Moroni, do DEM, obtém 24% dos votos válidos; Patrícia Saboya, do PDT, está com 16%

Entre os eleitores da prefeita petista, 91% afirmam que estão totalmente decididos; entre os três, o percentual é o único maior que a média

KAMILA FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), aparece com 53% dos votos válidos na última pesquisa Datafolha realizada neste primeiro turno. O resultado mostra a possibilidade de a disputa ser encerrada hoje, já que a petista aparece com mais de 50% dos votos válidos (excluídos votos nulos, brancos e indecisos), mesmo levando em conta a margem de erro, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Como a vantagem de Luizianne é bem próxima do limite dessa margem de erro, porém, ainda há indefinição sobre a realização de um segundo turno. Atrás dela aparecem Moroni Torgan (DEM), com 24% dos votos válidos, e Patrícia Saboya (PDT), com 16%. Renato Roseno (PSOL) chega a 5%, Pastor Neto (PSC) tem 2%, e os demais não chegam a 1%.
A pesquisa foi encomendada pelo jornal "O Povo" e feita nos dias 3 e 4, com 1.846 eleitores.
Ao levar em conta os votos totais, que incluem brancos, nulos e indecisos, Luizianne ganhou três pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, divulgada há uma semana, passando de 47% para 50%. Moroni ficou com o mesmo percentual, 22%, e Patrícia oscilou negativamente um ponto, ficando com 15%. Brancos e nulos somam 3% e indecisos, 2%.
Segundo o Datafolha, o percentual dos que declararam estar totalmente decididos é de 87%. Entre os eleitores de Luizianne, 91% afirmaram que não irão mudar o voto; dos que escolheram Moroni, 86% também disseram estar completamente decididos; e entre os eleitores de Patrícia, esse número cai para 83%.
O conhecimento do número dos candidatos a prefeito também subiu, de 71%, na semana passada, para 77%, com um índice maior entre os eleitores da petista (de 87%).
Ainda que a pesquisa indique a maior probabilidade de a disputa ser encerrada hoje, também foi feita uma simulação de segundo turno, entre Luizianne e Moroni. A petista aparece com 58% das intenções de voto contra 36% de seu opositor.


Texto Anterior: Vitória: Petista deve ser reeleito com amplo apoio
Próximo Texto: Vitória de petista selará declínio de "donos do Ceará"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.