São Paulo, quinta-feira, 05 de dezembro de 2002

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FORÇA AÉREA

Oferta de helicóptero de transporte é negócio de US$ 100 mi

Boeing e russos são finalistas em disputa da FAB

IGOR GIELOW
COORDENADOR DA AGÊNCIA FOLHA

A disputa dos EUA pelo mercado aerospacial brasileiro e o poder do lobby de Washington na área militar do país ganham um novo capítulo. A Boeing, gigante aerospacial dos EUA, disputa com um consórcio russo-brasileiro uma concorrência de US$ 100 milhões para o fornecimento de helicópteros de transporte pesado da FAB (Força Aérea Brasileira).
Foram selecionados para a concorrência, chamada CH-X e dispensada de licitação por se tratar de assunto de segurança nacional, o megahelicóptero russo Mil Mi-26 e o tradicional CH-47 Chinook da Boeing. A previsão da FAB é de comprar quatro unidades.
Com isso, repete-se em termos a concorrência F-X, polêmica escolha dos novos caças da FAB que se arrasta há dois anos. Lá também compete o lobby americano e o russo -acrescido do francês.
Com a visita de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao presidente dos EUA, George W. Bush, se aproximando, especula-se nos meios militares que os helicópteros farão companhia aos caças F-16 na pauta de ""sugestões" de Washington na área comercial.
Há uma resistência, porém, por parte da FAB após a revelação de que os militares norte-americanos estão tentando vetar a venda de aviões de ataque leve Super Tucano da Embraer para a Colômbia. Apesar de a Embraer ser privada, é vista pelos militares como parte do patrimônio estratégico.
O Mi-26 é ofertado em consórcio pela Rosoboronexport, empresa estatal russa que vende material de diversas fabricantes daquele país, e a brasileira Avibrás. Como na oferta do caça Sukhoi-35, há o compromisso de transferência de tecnologia dos sistemas.
O Mi-26 é o maior helicóptero do mundo, capaz de transportar 100 soldados equipados ou carregar 20 toneladas de carga -o mesmo que leva um avião Hércules C-130. Seu concorrente americano transporta aproximadamente a metade disso.
Em favor dos americanos, há a tradição e o fato de o Chinook ser mais conhecido no Ocidente.
Os russos oferecem três pacotes, com preços não-revelados. Num, ofertam aparelhos com cerca de um ano de uso. Noutro, aparelhos com o chamado "glass cockpit", com comandos digitais. No terceiro, Mi-26 novos e digitais.
A Boeing apresentará sua proposta amanhã. Depois, equipes de pilotos da FAB vão testar os concorrentes. A decisão deve ocorrer no segundo semestre de 2003.


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