São Paulo, sábado, 06 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUSTIÇA ELEITORAL 2

Para presidente do TSE, atual financiamento de campanha é "erva daninha"
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Sepúlveda Pertence, disse que o atual modelo de financiamento de campanhas políticas é "a erva daninha de todas as democracias modernas" e defendeu o uso exclusivo de dinheiro público para esse fim.
O ministro afirmou que as recentes notícias de que casas de bingo fizeram doações irregulares a candidatos petistas nas eleições de 2002 "não são uma surpresa para quem lida com o processo eleitoral e vê o que ocorre no mundo".
Ele declarou que nenhum país dispõe de mecanismo que impeça o caixa dois. "O problema da interferência do poder econômico nas eleições é um dado real e dramático de todas as democracias contemporâneas."
Ele anunciou ontem, acompanhado do ministro Fernando Neves, inovações nas instruções das eleições deste ano. Disse que estava falando em caráter pessoal, não em nome do tribunal.



Texto Anterior: Panorâmica - Justiça eleitoral 1: TSE aprova contas de Serra na eleição 2002
Próximo Texto: Justiça: Ex-senador é condenado a 26 anos de prisão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.