São Paulo, terça-feira, 06 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médici pediu "moderação" em relação ao regime

DA REDAÇÃO

Incomodado com os ataques de setores da Igreja Católica brasileira ao regime militar, o então general-presidente Emilio Garrastazu Médici (1969-1974) pediu a d. Ivo Lorscheiter, na época secretário-geral da CNBB, que fosse mais "moderado" nas críticas ao governo.
"Se vocês não moderarem, nós vamos ter de mudar de posição. Eu, presidente, vou começar a dar catequese até que vocês nos deixem fazer a nossa parte", afirmou o general, de acordo com relato de d. Ivo à Folha, em 2002.
"Senhor presidente, não vamos mudar nossa posição", teria respondido o bispo. "Não criticamos vocês por aspectos técnicos, mas éticos. Vocês fazem coisas moralmente injustas. Agora, se por isso o senhor começar a dar catequese, nós vamos ficar muito contentes, porque este não é um trabalho só dos bispos, é dos leigos. O senhor tem uma família, tem netos, será uma coisa boa começar a dar catequese. Nós não vamos ficar bravos, vamos até lhe aplaudir."
Segundo d. Ivo, o presidente preferiu não levar o assunto adiante. "Aí acabou, ele não sabia mais o que dizer", lembrou.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Perfil: Bispo criticava o capitalismo e o comunismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.