São Paulo, sábado, 06 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUNAI
Entidade nega indicação de presidente
Índios fazem ato de protesto em Brasília

free-lance para a Folha

Índios das nações Terena, Xavante e Caiapó protestaram ao saber, pela Internet, que o Isa (Instituto Socioambiental) teria indicado o indigenista André Vilas Boas para a presidência da Funai (Fundação Nacional do Índio).
O Isa nega a indicação. O instituto teria sido, segundo os índios, responsável pelas indicações de dois ex-presidentes do órgão: Carlos Frederico Marés, que pediu demissão durante as comemorações dos 500 anos do Descobrimento, e Márcio Santilli, atual presidente do Isa.
Vilas Boas é coordenador do Projeto Xingu, desenvolvido pelo Isa. Segundo a coordenadora-adjunta do projeto, Marina Kan, ele está viajando para aquela região e não foi convidado. Alguns líderes indígenas querem que o cargo fique com o antropólogo Cláudio Romero, que trabalha na Funai.
"Não vamos deixar mais ninguém entrar aqui (na Funai) para nos derrubar", prometeu Aristides Ferraz, da tribo Fulni-ô. Queremos do ministro (José Gregori, da Justiça) a chance de indicar um presidente", pediu.


Texto Anterior: No Ar - Nelson de Sá: O Zimbábue é aqui
Próximo Texto: Problema nacional: Debate discute futuro indígena
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.