UOL

São Paulo, terça-feira, 06 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bispos afirmam ter esperança no governo

DO ENVIADO ESPECIAL A INDAIATUBA

O cardeal-arcebispo de São Paulo, d. Cláudio Hummes, disse ontem ter confiança que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva "vai conseguir resgatar a dívida social do país".
Também d. Antônio Celso de Queiroz, bispo de Catanduva (SP), eleito ontem vice-presidente da CNBB, se disse esperançoso com o governo. "Não digo fazer tudo. Sabemos que é difícil e é preciso tempo", afirmou.
Ele disse que o relacionamento da CNBB com os governos "sempre foi bom depois da restauração da ordem democrática", mas que agora há coincidência entre as reivindicações da Igreja Católica -"justiça e atendimento às necessidades dos mais pobres"-e as propostas de Lula.
Questionado sobre se tem mais esperanças com Lula do que com Fernando Henrique Cardoso, d. Cláudio disse: "Tivemos muitas esperanças no Fernando Henrique, na época da sua eleição, mas na verdade as coisas não avançaram suficientemente, como a questão do desemprego e as reformas que não foram feitas".
D. Cláudio disse que a igreja "está muito feliz com algumas propostas que o governo está fazendo", citando as reformas previdenciária e tributária e o programa Fome Zero. Mas reiterou que a CNBB manterá sua autonomia, "dando-se o direito de criticar e discordar".
O bispo de Jundiaí, d. Amaury Castanho, também se diz satisfeito com o governo Lula, mas afirma que continua tendo "indagações" que se fazia sobre o candidato, temendo sua "radicalização" para a esquerda.
Por enquanto, se diz satisfeito com a política econômica, "totalmente contrária à política socializante e estatizante do PT". "Queira Deus que não seja uma estratégia", disse.
Segundo d. Amaury, Lula faz quase o mesmo que FHC -que teria pedido para que esquecessem o que escreveu-, "dizendo", segundo o bispo, que esqueçam tudo o que disse.


Texto Anterior: Igreja: CNBB elege d. Geraldo Majella presidente
Próximo Texto: Perfil: Moderado, eleito foi indicado por duas chapas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.