São Paulo, quinta-feira, 06 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRF-SP mantém condenação de ex-vice-presidente do Banespa

LILIAN CHRISTOFOLETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Tribunal Regional Federal em São Paulo manteve a condenação de Vladimir Antonio Rioli, ex-vice-presidente do Banespa, a quatro anos de prisão por crime contra o sistema financeiro.
Rioli, conhecido por sua estreita ligação com os tucanos paulistas, foi sócio do pré-candidato à Presidência José Serra (PSDB) em uma empresa de consultoria financeira, entre 1986 e 1995.
Em 1999, ele foi condenado em primeira instância por ter autorizado um empréstimo do Banespa equivalente a US$ 326,7 mil a uma empresa endividada e à beira da concordata, a CBT (Companhia Brasileira de Tratores).
Rioli recorreu, mas a sentença foi confirmada por unanimidade pelos desembargadores da 2ª Turma do TRF, no último dia 28.
A condenação não é definitiva. Ele pode recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) ou ao STF (Supremo Tribunal Federal).
Enquadrado na Lei do Colarinho Branco (lei nº 7.492/86), mas sem antecedentes criminais, Rioli teve sua pena de prisão convertida em quatro anos de prestação de serviços à comunidade e ajuda financeira a entidades com destinação social.
Além de Rioli, outras sete pessoas -entre elas o ex-diretor operacional Mário Carlos Beni- também tiveram suas penas confirmadas pelo TRF.

Operação no exterior
A CPI do Banespa investiga uma operação realizada pelo banco, no início dos anos 90, que pode ter servido para transferir dinheiro irregular do exterior para contas bancárias no Brasil.
Nessa operação, o banco emitiu títulos no exterior e, depois de levantar o dinheiro, repassou US$ 3 milhões à tecelagem Calfat S/A. Na época do empréstimo, a empresa estava em processo de liquidação. A suspeita é que os compradores dos títulos teriam "esquentado" sobras de financiamento de campanhas eleitorais.
Rioli e o empresário Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-arrecadador de campanha de Serra, seriam os responsáveis pela operação -eles negam as acusações.


Texto Anterior: Alongar dívida é rumo natural, afirma petista
Próximo Texto: Outro Lado: Advogada de Rioli diz que vai recorrer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.