São Paulo, quinta-feira, 06 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

Der Spiegel - de Hamburgo

Bush ignora negros no Brasil, diz revista alemã

ALEMANHA - O presidente dos EUA, George W. Bush, não sabia que há negros no Brasil, segundo a revista alemã "Der Spiegel". Bush teria explicitado seu desconhecimento sobre a realidade brasileira durante uma conversa com o presidente Fernando Henrique Cardoso, ocorrida em novembro de 2001, em Washington.
Na ocasião, Bush teria perguntado a seu colega brasileiro: "Vocês também possuem negros?".
De acordo com a publicação, foi Condoleezza Rice, assessora para assuntos de segurança nacional de Bush, quem tentou ajudar o presidente norte-americano a sair daquela situação embaraçosa.
Ao perceber o quão atônito ficou o presidente brasileiro com a pergunta, Rice teria dito a Bush: "senhor presidente, o Brasil provavelmente possui mais negros do que os EUA. Dizem que é o país com o maior número de negros fora da África".
Segundo nota da revista alemã, publicada na seção "Panorama" em 19 de maio, mais tarde FHC comentou que, em relação à América Latina, Bush ainda está em "fase de aprendizado".
De acordo com o site www.gwbush.com, especializado em satirizar Bush, apesar de o incidente ter sido observado pelos veículos que cobrem a Casa Branca, não houve repercussão na imprensa norte-americana.
A imprensa dos EUA, ao ignorar o ocorrido, deu uma demonstração de "auto censura exemplar", afirma o site.



Texto Anterior: No Ar - Nelson de Sá: Contagem regressiva
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.