São Paulo, sábado, 06 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partido reduz meta na reforma agrária

DA REPORTAGEM LOCAL

O programa de governo do PT promete colocar a reforma agrária como uma de suas cinco prioridades, mas reduz a meta de novos assentamentos de famílias de sem-terra, em comparação com campanhas passadas.
A promessa agora é assentar 500 mil famílias de trabalhadores durante o mandato presidencial de quatro anos.
Em 1994, em sua segunda campanha presidencial, Lula prometeu assentar 800 mil famílias sem-terra. Quatro anos mais tarde, o número cresceu: o PT falava em 1 milhão de famílias assentadas.
Na época, a meta petista foi considerada "fantasiosa" e "inexequível" pelo comando de campanha de Fernando Henrique Cardoso.
FHC, em sua primeira campanha presidencial, prometeu assentar 280 mil famílias sem-terra. Em 98, não fixou meta.

Meta "realista"
Agora, uma liderança do PT ouvida pela Folha confirmou que a meta para 2002 é mais "realista" que as anteriores.
O argumento que os petistas usarão na campanha, se questionados do porquê da redução, é o de que hoje há demandas diferentes na reforma agrária.
Enquanto há quatro anos a discussão era o número de assentamentos, agora a prioridade seria a qualidade deles, segundo os petistas.
Isso teria ficado mais evidente após uma série de reportagens da Folha que mostravam que assentamentos sem infra-estrutura eram contabilizados pela estatística oficial.
Ao lado dos novos assentamentos, o PT promete também a "recuperação" de outros 500 mil assentamentos, o que geraria 2 milhões de empregos.
Em nenhum momento, o programa menciona o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Em seus discursos, Lula tem procurado dizer que fará reforma agrária "absolutamente pacífica", procurando distanciar-se da invasão de terras promovida pelo movimento.
O principal instrumento de reforma agrária, segundo o programa do PT, seria a desapropriação de terras "por interesse social, nos termos do que estabelece a Constituição".


Texto Anterior: PT defende mais controle sobre mercado
Próximo Texto: Raio-X da Previdência não exibe solução
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.