São Paulo, segunda, 6 de julho de 1998

Texto Anterior | Índice

CAMPO MINADO
Movimento promete mais ações
MST faz 5 invasões em Pernambuco

VANDECK SANTIAGO
da Agência Folha, em Recife

O MST realizou ontem em Pernambuco cinco invasões de propriedades rurais e prometeu fazer "outras 15" durante a semana.
"Nós tínhamos programado fazer as 20 ocupações neste domingo, mas tivemos alguns problemas operacionais e a maioria delas teve de ser adiada", disse Janeide Ferreira de Souza, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) .
As invasões aconteceram nos municípios de Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande (sertão) e Gravatá, São Bento do Una e Limoeiro (agreste). Os sem-terra entraram nas áreas entre 5h e 6h e não encontraram resistência, informou o movimento.
Cerca de 900 famílias participaram dos atos. Ninguém foi preso. As invasões ocorridas ontem e as que estão marcadas para esta semana fazem parte de uma programação chamada "Jornada de Luta" em favor da reforma agrária, informou o coordenador do MST em Pernambuco, Jaime Amorim.
A principal invasão aconteceu no município de São Bento do Una (214 km de Recife), na fazenda Santa Rita, e teve a participação de 200 famílias e do próprio Amorim.
Foi a terceira vez nos últimos três meses que a propriedade (de 3.000 hectares) foi invadida.
Nas duas anteriores (a primeira, em 29 de março; a segunda, em 23 de abril), a Justiça determinou que os sem-terra fossem despejados.
No despejo ocorrido em 23 de abril, 42 sem-terra foram presos pela Polícia Militar, acusados de resistirem à determinação da Justiça.
Quarenta foram soltos no mesmo dia, mas dois deles (Carlos Roberto dos Santos e Cláudio Jorge de Oliveira) estão presos até hoje na cadeia do município.
Santos e Oliveira são líderes do MST na região. A invasão da fazenda Santa Rita, ontem, pela terceira vez, foi também "uma homenagem" aos dois, segundo o MST.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.