São Paulo, terça-feira, 06 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partidos fazem inspeção em urna eletrônica

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Representantes dos partidos políticos farão, até sexta-feira, uma inspeção nos programas da urna eletrônica para verificar risco de fraude, como desvio de votos de um candidato para outro.
Pela primeira vez, professores de três universidades acompanham esse trabalho, e está liberado o acesso aos módulos de criptografia, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Esses módulos são um núcleo da urna considerado mais suscetível de manipulação, porque é controlado pelo Cepesc (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a Segurança das Comunicações), órgão ligado à Abin (Agência Brasileira de Inteligência).
Por meio da criptografia, há o embaralhamento dos dados dos disquetes com o resultado da votação no transporte até os computadores da Justiça Eleitoral para que ninguém possa lê-los e alterá-los. Há o receio de manipulação por envolver um órgão ligado à Presidência da República.
Ao término da atual inspeção, o TSE irá gravar os programas em CD, criar uma assinatura digital para eles e lacrá-los. Durante cinco dias, os partidos poderão apresentar algum tipo de contestação se considerarem necessário.
Em setembro, os partidos farão nova verificação nas urnas, já transportadas para os tribunais regionais eleitorais, para ver se o lacre foi violado e o conteúdo, alterado.
As universidades federais de Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro acompanham a inspeção. (SILVANA DE FREITAS)



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Duelo na TV: FHC vê deslize na defesa do governo, mas aprova Serra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.