UOL

São Paulo, quarta-feira, 06 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRESIDÊNCIA

Lista inclui 600 quilos de Sonho de Valsa

Planalto lança edital para adquirir bombons, biscoitos e chocolates

MARTA SALOMON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A lista de compras de "gêneros básicos" para abastecer a despensa da Presidência da República inclui 600 quilos de bombons Sonho de Valsa e quase 2.000 vidros de molho de pimentas vermelhas envelhecidas em barris de carvalho. Os produtos aparecem na lista do edital para tomada de preços número 11, disponível na internet.
Um outro edital para tomada de preços indica uma reforma no enxoval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Serão comprados louça com friso dourado nas bordas e cristais lapidados à mão "de primeira qualidade", além de roupa nova de cama e banho. A Casa Civil vai receber as propostas de preços até o dia 19.
A lista completa de "gêneros básicos" tem 149 itens e um duvidoso equilíbrio nutricional. Ao lado dos bombons, aparecem quase 7.000 pacotes de biscoitos recheados de chocolate, morango e doce de leite e mais 6.000 barras de chocolate ao leite crocante.
Entre os ingredientes de cesta básica, estão 7 toneladas de açúcar, 2,6 toneladas de arroz, 680 quilos de feijão de vários tipos, 100 pacotes de macarrão e 1.350 latas de leite em pó desnatado.
Chama a atenção na lista o item 123: "molho de pimenta, 60 ml, com pimentas vermelhas envelhecidas durante anos em barris de carvalho". São 1.900 vidros.
O enxoval novo também aparece descrito em detalhes. Os lençóis, em algodão puro, terão acabamento em bordado inglês. Nos cobertores (35 de casal e 36 de solteiro) predominam as cores salmão, creme ou amarelo. Os roupões de banho (99 ao todo) serão brancos, assim como as toalhas de mesa em cambraia de linho.
A lista inclui a compra de 120 colchões de solteiro e 300 colchas, embora os filhos e netos de Lula e Marisa não morem no Alvorada. Para as recepções, a licitação providencia 150 jogos completos (taças de água, vinhos branco e tinto e champanhe) em cristal, 200 jogos de pratos e de talheres.
A Secretaria de Administração da Casa Civil não respondeu, até o fechamento desta edição, às perguntas da Folha sobre os motivos para a renovação do enxoval nem sobre o período em que os produtos serão consumidos.
O texto do edital não deixa claro se as compras vão abastecer somente as residências oficiais do presidente -Palácio da Alvorada e Granja do Torto- ou se também irão para as despensas do Palácio do Jaburu, onde mora o vice José Alencar, e do Planalto.
Recentemente, a Presidência lançou edital de licitação para compra de 2.000 latinhas de cerveja e 610 garrafas de vinho. Segundo o edital, a compra se destina a suprir o estoque da Presidência até o dia 31 de dezembro próximo.
Em 1996, o presidente Fernando Henrique Cardoso contestou as críticas de gastos exagerados nessas licitações: "Como ervilhas enlatadas, como palmitos enlatados, porque eles têm que ser comprados por meio de licitação. Eu não tenho o direito de comer ervilhas frescas", disse FHC.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Rio de Janeiro: PDT aprova retorno de Garotinho
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.