São Paulo, segunda-feira, 06 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assembléia de SP faz hoje homenagem a Octavio Frias

Cerimônia, com início às 20h, é iniciativa do presidente da Casa, Vaz de Lima

Lideranças do PSDB e do PT destacam a importância de Octavio Frias de Oliveira na redemocratização do país e na renovação do jornalismo

DA REPORTAGEM LOCAL

A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo realiza hoje, a partir das 20h, uma sessão solene em homenagem ao empresário e publisher da Folha, Octavio Frias de Oliveira, morto em 29 de abril último, aos 94 anos.
"Mais do que uma homenagem, a sessão solene é um ato de justiça ao empresário que, com seu trabalho e empenho pessoais, construiu um jornalismo moderno, sério e independente. E assim contribuiu decisivamente para a redemocratização e a consolidação da democracia no Brasil", afirma o presidente da Assembléia, José Carlos Vaz de Lima (PSDB).
Para o líder governista da Assembléia, José Antônio Barros Munhoz (PSDB), Frias de Oliveira é "um dos nomes mais importantes do jornalismo e da vida democrática do país".
Já o líder da oposição, Simão Pedro (PT), afirma que, "como um homem à frente de seu tempo, o sr. Frias construiu um jornal sempre associado às grandes lutas, como o movimento Diretas Já e o impeachment de Fernando Collor de Mello (1992)".
A solenidade contará com a participação de autoridades estaduais, municipais e federais, empresários, jornalistas e representantes da área de comunicação. Também foram convidados pessoas ligadas ao Grupo Folha, amigos e familiares de Frias de Oliveira.
As sessões solenes da Assembléia Legislativa paulista são abertas ao público, e não é obrigatória a apresentação de convite para participar.

Vídeo
Durante o evento, será apresentado um vídeo contando a trajetória de Frias de Oliveira e do Grupo Folha ao longo das últimas décadas.
A exibição marcará a abertura de uma exposição fotográfica no Hall Monumental da Assembléia Legislativa sobre a história do empresário e de seu grupo de comunicação. Aberta ao público com entrada franca, a mostra permanecerá no local durante esta semana.
Frias de Oliveira começou a trabalhar aos 14 anos como office-boy na Companhia de Gás de São Paulo, em 1926. Ao longo de sua carreira empresarial, encabeçou empreendimentos nas áreas imobiliária, financeira, agropecuária e de comunicação, entre outras.

Biografia
A vida do empresário virou livro em agosto do ano passado, em "A Trajetória de Octavio Frias de Oliveira", escrito pelo jornalista Engel Paschoal e editado pela Mega Brasil.
Em março deste ano, a Publifolha relançou o livro, que traça um perfil do empreendedor e traz depoimentos de diversas personalidades do mundo político, empresarial e jornalístico.
Com a Folha, adquirida em sociedade com o empresário Carlos Caldeira Filho, em agosto de 1962, Frias de Oliveira estabeleceu para a imprensa brasileira um patamar inédito de distanciamento frente aos poderes político e econômico, baseado na pluralidade e no espírito público do jornalismo.
Maior jornal do país em circulação, a Folha é hoje o centro de uma série de atividades na esfera da indústria das comunicações, que abrange o UOL, principal provedor de conteúdo e de acesso à internet do país, líder na categoria de notícias da rede brasileira, e outros jornais -o "Agora São Paulo", campeão de vendas em bancas no Estado, o "Valor Econômico", lançado em 2000 em associação com as Organizações Globo, e o "Alô Negócios", o maior jornal de Curitiba em número de classificados.
Também fazem parte do Grupo Folha: o Datafolha, instituto de pesquisas de opinião e de mercado; a Publifolha, editora de livros; o Banco de Dados da Folha; a Folhapress, agência de notícias; a Plural, maior indústria gráfica de impressão offset do país; a São Paulo Distribuição e Logística, em parceria com o Grupo Estado; e a Transfolha.


Texto Anterior: Governadores podem perder cargo, diz TSE
Próximo Texto: PT vai retomar Constituinte, diz Berzoini
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.