São Paulo, terça-feira, 06 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TODA MÍDIA

Nelson de Sá

O jabuti

Na Globo, à tarde:
- Oposição queria que ele deixasse voluntariamente o cargo, mas Severino já adiantou que não... Ele se prepara para viajar a Nova York. Vai fazer discurso na ONU.
E abrindo o "Jornal da Band":
- Severino, de malas prontas para Nova York, diz que não deixa cargo.

 

Até a esquerda do PT pediu sua cabeça, mas foram PFL e PSDB que causaram espécie. Do enunciado da Folha Online, "Oposição que elegeu Severino agora quer derrubá-lo".
E o Blog do Moreno, na home do Globo Online, sintetizando a opinião nos blogs e sites, como Carta Maior:
- Os homens que colocaram o jabuti na árvore são os que agora vão tirá-lo. Cumpre-se o provérbio bíblico: quem pariu Mateus que o embale!
Eliane Cantanhêde, no "SBT Brasil", foi na mesma linha. E Franklin Martins usou o mesmo jabuti na árvore:
- Foi mão de gente que botou ele lá. E foram PSDB e PFL que deram os votos. O país sabe. As [duas] bancadas se reuniram e decidiram, sob o lema "eu quero que o Lula se ferre".
Agora eles "devem desculpas ao país":
- Podem ter concluído que cometeram um erro. É legítimo. Então digam, "olha, erramos botando Severino, um desastre para o país, para a instituição". Duvido que o façam.
 

Ontem já não faziam.
No site do PSDB, sobrou para Álvaro Dias responder que "a oposição não elegeu Severino", que teria vencido "com o apoio de petistas".
Na CBN, o PFL respondia em termos parecidos, pela voz de José Carlos Aleluia, dado como alternativa ao cargo ao lado do vice e pefelista Thomaz Nonô. De volta a Martins:
- Severino se afasta, quem assume? O PFL. Talvez seja isso o que está um pouco atrás da história toda.
 

Para confundir a situação de vez, entra a escalada do "Jornal Nacional":
- Dono de restaurante nega ter pago propina a Severino.

"BOM DIA!"

No "JN" Maluf deixa recado na secretária eletrônica

A Globo deixou Severino para trás e buscou novo alvo, na primeira manchete do "JN":
- A Polícia Federal conclui: houve roubo nos cofres da Prefeitura de São Paulo. E o "JN" apresenta o doleiro que incriminou a família Maluf.
Por trás de Paulo Maluf, a Globo apontou o dedo para Márcio Thomaz Bastos. Deu em destaque dois recados que o ex-prefeito deixou na secretária do ministro da Justiça. Um deles:
- É Paulo. Bom dia! São 8h45, quinta-feira, 21. Teria interesse em bater um papo contigo. Seria importante. Aguardo um retorno seu. Um grande abraço do amigo Paulo, tchau.
Foi dias depois de o ex-prefeito dizer, em ligação a um advogado, que "o chefão não vai deixar seguir o processo adiante". O chefão, no dizer da Globo, "seria" o ministro. Mas o "processo", a investigação, foi adiante.

"É O ÚNICO?"
Da nota "Outros dutos", ontem no blog de Claudio Weber Abramo, A Coisa Aqui Tá Preta:
- Será que o valerioduto é o único que existe por aí? Será que o PT foi o único a operar esquemas desse tipo?
Mais algumas horas e entrou uma nova manchete no Globo Online, quase como resposta:
- CPI vai investigar esquema de 98.
Minas vai ter "relatório específico", anunciou o relator Osmar Serraglio, ele que esqueceu o presidente do PSDB, Eduardo Azeredo, na lista da semana passada.
 

Enquanto isso, só o site da Agência Senado e o Blog do Cesar Maia destacaram, ao menos até o fechamento, que "o depoimento do banqueiro Daniel Dantas foi adiado". E agora "não tem data para acontecer".

Amorim e o "FT"
Mudando de agenda sobre o país, o "Financial Times" voltou a olhar para o papel do Brasil no comércio mundial.
Em editorial, saudou o início do mandato do francês Pascal Lamy na Organização Mundial do Comércio -e cobrou maior envolvimento de Rob Portman, o novo representante comercial dos EUA, e do "inteligente e competente" Celso Amorim, chanceler brasileiro.

Sem cerimônia
O mesmo "FT" cobrou mais o país ao tratar da "cerimônia" de quinta que lança o início das obras da estrada sul-americana de exportação ao Oriente.
Para o jornal, Lula deve parar de comparar o BNDES a Bolívar e "limpar os constrangimentos [burocráticos no país] que vêm restringindo os investimentos em infra-estrutura".

@ - nelsondesa@folhasp.com.br

Texto Anterior: Memória: General que chefiou o SNI morre em Brasília
Próximo Texto: Alagoas: Justiça torna Lessa inelegível por 3 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.