São Paulo, sábado, 06 de setembro de 2008

Texto Anterior | Índice

ELEIÇÃO INDIRETA

Vereadores elegem prefeito para terminar gestão no PA

JOÃO CARLOS MAGALHÃES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Os nove vereadores de Curionópolis (697 km de Belém) elegeram ontem, por unanimidade, Cassiano Bezerra (PSB) para administrar a cidade, onde fica a mina de Serra Pelada, até o dia 31 de dezembro deste ano.
A eleição indireta, em que Bezerra era o único candidato, ocorreu porque o prefeito eleito em 2004, Sebastião Curió (sem partido), foi cassado pela Justiça Eleitoral sob acusação de compra de votos e abuso de poder econômico. Curió, fundador e inspiração para o nome do município, foi definitivamente afastado em julho deste ano, assim como seu vice-prefeito.
Desde então, o próprio Bezerra, presidente da Câmara Municipal, ocupava interinamente o cargo.
Mas nem por isso Curió, ex-agente do SNI (Serviço Nacional de Informação) que foi para a região a mando do governo militar para vigiar as operações mineradoras e acabou se tornando líder político local, estará longe da disputa deste ano.
Alexei Fernandes da Silva (PDT), um dos três candidatos regulares deste ano, é apoiado por ele. Já a família do candidato Wenderson Chamon (PMDB) é sua inimiga de longa data.
Correndo por fora, e dizendo-se contra ambos, está Luiz Rezende (PT). "Nenhum deles [Silva e Chamon] quer o desenvolvimento da cidade", disse.
A administração do garimpo também divide o pleito. Alexei e Chamon são ligados a grupos que disputam o controle do garimpo.


Texto Anterior: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.