São Paulo, sexta-feira, 06 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONGUEIROS

Comunitas é ponte com Comunidade Solidária e terá sede no Rio

Ruth Cardoso será presidente de ONG

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A primeira-dama Ruth Cardoso pretende seguir os passos do presidente Fernando Henrique Cardoso e, a partir de janeiro, trabalhar em uma ONG (organização não-governamental). A Comunitas, que terá sede no Rio de Janeiro e "antenas" em São Paulo e Brasília, fará a articulação das iniciativas da atual Comunidade Solidária, presidida por Ruth.
Já o presidente FHC trabalha na montagem de uma ONG cujo objetivo será cuidar do arquivo e do levantamento da história dos oitos anos de seu governo. A entidade será nos moldes da do ex-presidente dos EUA Bill Clinton.
A Comunitas foi criada há cerca de dois anos, como uma ponte entre os programas Alfabetização, Capacitação, Universidade e Artesanato solidários, Voluntários, Comunidade Ativa e as redes Jovem e de Informações para o Terceiro Setor.
Ruth Cardoso será presidente de honra (sem receber salário) da ONG e exercerá praticamente as mesmas funções que tem hoje no comando da Comunidade Solidária.
A primeira-dama apresentou ontem um balanço dos oito anos de funcionamento da Comunidade Solidária.
Segundo os dados divulgados, 3 milhões de jovens foram alfabetizados, 114 mil profissionalizados, e 135 mil pessoas foram capacitadas como alfabetizadoras.
O objetivo da Comunidade Solidária, segundo Ruth, não era "resolver graves problemas sociais", e sim estimular e incitar o desenvolvimento local sustentado, através de iniciativas da própria comunidade que seria alvo da medida. (IURI DANTAS)


Texto Anterior: Programa deverá começar em Minas e no Nordeste, diz Frei Betto
Próximo Texto: Mato Grosso: PF busca suposto líder de quadrilha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.