São Paulo, domingo, 6 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO
Consórcio franco-britânico teme insegurança jurídica no leilão da Cedae
Único interessado desiste de comprar estatal de água

LUIZ ANTÔNIO RYFF
da Sucursal do Rio

A pressa do governador do Rio, Marcello Alencar (PSDB), para privatizar a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) é estéril. Não há mais comprador.
Formado pela empresa inglesa Thames Water e pelas francesas Lyonnaise des Eaux e Générale des Eaux, o único consórcio interessado em adquirir a Cedae desistiu do negócio, diz Jean-Marie Messier, 41, presidente da Vivendi, grupo que detém a Générale des Eaux.
"Hoje não há mais condições. Não há segurança jurídica necessária." Messier participa neste fim-de-semana, no Rio, de uma reunião de diretoria da Vivendi.
A Assembléia Legislativa do Rio retirou a Cedae do Programa Estadual de Desestatização na quinta, e o governador prometeu recorrer à Justiça contra a decisão.
"É absolutamente claro que não podemos nos engajar com montantes tão importantes, superiores ao bilhão de dólares, sem um mínimo de segurança jurídica e de aceitação da privatização", diz Messier. Ele revelou que os integrantes do consórcio decidiram não formalizar a oferta nessas condições. "Depende do governo do Rio se, e de que forma, ele deseja reabrir um processo de privatização."
Para ele, um operador externo poderia melhorar o abastecimento e diminuir o desperdício de água no Rio, que chega a 40%.
"Nossa convicção é a de que, de uma forma ou outra, cedo ou tarde, a privatização ou a convocação de um operador profissional exterior será necessária", afirma.
Após ler nos jornais sobre a suposta tentativa de suborno de deputados estaduais fluminenses para que votassem favoravelmente à privatização da Cedae, Messier se apressa em dizer que o código de ética da empresa proíbe esse tipo de procedimento.
Ele diz também que não pretende, no momento, procurar o governador eleito do Rio, Anthony Garotinho (PDT) -que é contrário à privatização.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.