São Paulo, quarta-feira, 07 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PMDB fica com 4 comissões e cede aos petistas a de economia

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A distribuição das comissões temáticas do Senado, concluída ontem, foi utilizada como instrumento de campanha na disputa pela presidência da Casa e também serviu para acomodar partidos da base governista, que disputam espaço.
Além das 11 existentes, criou-se a Comissão de Comunicação, Ciência e Tecnologia para contemplar o PMDB, que teve de ceder a presidência da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) para o PT e que será presidida pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP).
Pelo rodízio existente entre Câmara e Senado, o PMDB ficará ainda com a Comissão Mista do Orçamento, que será comandada pelo senador José Maranhão (PMDB-PB). O partido ainda manterá a liderança do governo no Senado e deve ocupar a liderança do governo no Congresso.
Além disso o PMDB ocupará a presidência de outras duas comissões menores. Uma delas, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle foi entregue ao senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), que entrou no partido durante a campanha do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), à reeleição. Ele negou que o acerto tenha sido feito quando ele trocou o PC do B pelo PMDB.
Renan honrou seu compromisso de campanha e acomodou o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) na presidência da Comissão de Educação, condição para o PDT apoiá-lo.
Tão disputada quanto a CAE, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) continuará com o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA). A oposição também ficou com a Comissão de Infra-Estrutura, que analisará os projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), prioridade do governo.
Assim como os cargos da Mesa Diretora, a distribuição das comissões é feita de acordo com o tamanho das bancadas dos partidos. O PT, no entanto, com as siglas da base aliada, superou o PMDB em número de senadores. (FERNANDA KRAKOVICS)


Texto Anterior: Foco: Clodovil chama Chinaglia de "mal-educado" e diz que Câmara parece "mercado"
Próximo Texto: Senado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.