São Paulo, quarta-feira, 07 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

As diferenças

Saiu com um dia de atraso, no "New York Times", o relato de Larry Rohter sobre o apartheid no Rio, "Desenhando fronteiras na areia, entre as classes".
E saiu no "Christian Science Monitor", de Boston, um longo relato do correspondente Andrew Downie, dizendo que estrangeiros "assomem aos morros atrás de "autenticidade", enquanto a medrosa classe média brasileira se mantém à distância" das favelas:
- Ressalta a diferença entre brasileiros que as vêem com medo e até nojo e estrangeiros que as abraçam como provas vibrantes da cultura brasileira moderna.

A GUERRA DO RIO
A AP espalhou pelo mundo que no Rio "um alto policial foi suspenso por suposto envolvimento com milícia".
Mas o blog do carioca Xico Vargas, no iG, voltou ao ataque dizendo que importa mais notar que o avanço da milícia "tem despido a polícia do embuste de sempre" e só "não acabou com o tráfico porque não interessava".
E mais, "gente por dentro da loucura que tomou o Rio" conta que "para Cidade de Deus o combinado é limpar antes do Pan", mas a milícia já perdeu a primeira batalha.

DA GLOBO E DA PAN
Renato Ribeiro, da Globo Rio, enviou e-mail para registrar que "o confronto que resultou nas mortes de milicianos e traficantes", diferentemente do que disse a coluna de ontem, "ganhou cobertura no "Fantástico'".
E Marcelo Mattos, da rádio Jovem Pan, enviou e-mail dizendo que, diferentemente do que registrou a coluna, a emissora teve "o cuidado de chamar [o homem agredido por Gilberto Kassab] de desempregado" e não de "manifestante", na cobertura do episódio de anteontem.

sun.co.uk/Reprodução
TV SUN
O site do tablóide "Sun" postou o vídeo do "fogo amigo" dos EUA contra tropas britânicas, no Iraque. Só depois os EUA aceitaram liberar as imagens, mas então já estava até no YouTube.

TV GOOGLE?
O blog sobre vídeos do NYT.com, chamado Screens, destacou que o suposto "hoax" (trote) de dias atrás, anunciando os testes de uma "GoogleTV", pode não ser trote, afinal. O Google negou, mas o autor do tal "hoax", Mark Erickson, mostrou em novo post que não inventou nada, estava lá. "E então, qual é a verdade?", pergunta o blog do "New York Times".

"PIEDADE"
Outro blog do NYT.com, The Lede, destacou o apelo que Mikhail Gorbatchev, "último líder da URSS", fez à Microsoft para não levar um professor à prisão em Moscou por usar Windows pirata. Em carta aberta postada em seu site Gorby.ru, o ex-dirigente pediu "piedade" a Bill Gates, no destaque do dia no site de edição compartilhada Rec6. Ao que parece, Gates cedeu.

interney.net/Reprodução

br-linux.org/Reprodução

OUTROS BLOGS
Na virada do ano, o site de mídia IDG Now levantou os blogs mais linkados no Brasil. Não é audiência, mas um índice de "popularidade". Na ponta, à frente de Ricardo Noblat e Josias de Souza e até dos históricos Blue Bus e Kibe Loco, surgiu o Interney, do invejado Edney Souza -um blogueiro que escreve sobre blogs e tecnologia e que fez fama ao deixar de trabalhar para "viver de seu diário".
Como o Interney, outro muito popular, mas ainda com pouca visibilidade, é o BR-Linux, de software livre. Pouco abaixo vêm Jacaré Banguela e Sedentário & Hiperativo.

youtube.com/Reprodução
WEB 2.0
Espalha-se há dias na blogosfera brasileira, por Interney e outros, o vídeo criado por um professor dos EUA para explicar de uma forma acessível, inteligente e bem-humorada o que é, afinal, a Web 2.0. Em suma, "a máquina somos nós", a internet são os internautas.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Rio: Rosinha responde por dar R$ 33 mi a ONG
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.