UOL

São Paulo, sexta-feira, 07 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Dissidência do movimento fundou MTA

FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA,
EM CAMPO GRANDE

Ex-líderes do MST que teriam sido expulsos criaram uma entidade que passou a ser a maior rival pela posse da terra em Mato Grosso.
O MTA (Movimento dos Trabalhadores Rurais Acampados e Assentados) foi criado há um ano e dois meses e obteve no mês passado em Brasília a promessa de desapropriação de 21 mil hectares.
Sem conseguir o mesmo êxito, o MST invadiu o prédio do Incra em Cuiabá, na terça-feira.
Durante a invasão, lideranças do MTA e do MST entraram em confronto, o que resultou em vidraças quebradas na porta de entrada do Incra.
O coordenador do MST em Mato Grosso, Altamiro Stochero, 38, diz que os líderes do grupo rival foram expulsos porque faziam parte de um "esquema de corretagem de terras".
Após quatro anos à frente do MST, José Oliveira coordena o MTA e nega qualquer tipo de corretagem de terras. Diz que não foi expulso do MST. "Eu discordei da forma como eles agem, com agressividade, com ocupação de prédio público. Nós saímos. O MST não tem poder de expulsar ninguém." Em fevereiro, o MTA invadiu duas vezes o prédio do Incra.


Texto Anterior: MST planeja ato contra Incra de Recife
Próximo Texto: Incra critica MP feita para inibir invasões
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.