São Paulo, quinta, 7 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ceará registra mais duas ocorrências

da Agência Folha, em Fortaleza

Cerca de 800 pessoas participaram ontem de mais dois saques em cidades cearenses.
O primeiro saque ocorreu por volta das 9h15, em Cascavel (53 km ao norte de Fortaleza). Um grupo de 500 pessoas invadiu o prédio da prefeitura e levou cerca de dez toneladas de alimentos estocados no depósito de merenda escolar do município.
A delegada de polícia Fátima Guilhermina disse que a multidão chegou à cidade por volta das 8h e passou a perambular pelo centro pedindo comida e trabalho.
Guilhermina disse que orientou os comerciantes para fechar seus estabelecimentos e tentou controlar os manifestantes.
Mais tarde, os flagelados reuniram-se em frente à prefeitura e derrubaram o muro do prédio. A delegada disse que polícia ainda conseguiu controlar a multidão, mas o prefeito Paulo César Queiroz decidiu distribuir o restante da alimentação para evitar novos distúrbios.
Segundo Guilhermina, não houve indícios de participação do MST na movimentação e não soube informar se alguma entidade teria organizado os flagelados.
Em Cedro (420 km ao sul de Fortaleza), o saque a um depósito municipal contou com a participação de cerca de 300 pessoas e, segundo a polícia, não teve participação do MST. "Era um bando de famintos", disse o PM Domingos Paz.
A Prefeitura de Quixeramobim distribuiu ontem alimentos a pessoas atingidas pela seca. Em Iracema, onde ocorreu um saque anteontem, um grupo de cem pessoas chegou a manter três reféns por sete horas.
No distrito de Bastiões, o grupo manteve três funcionários municipais detidos em uma sala de um prédio da prefeitura depois que soube que seriam abertas apenas 18 vagas para uma frente de trabalho emergencial na localidade.
Após uma negociação com outros funcionários municipais, os três reféns foram libertados e os flagelados não receberam promessa de emprego.

Doações
A Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) informou ontem que 45 toneladas de alimentos doados por moradores de Contagem (região metropolitana de Belo Horizonte) devem ser enviados amanhã para as vítimas da seca no Ceará.
Além dos alimentos, há cerca de três toneladas de roupas, sapatos, brinquedos e água mineral.
A Cedec informou que um avião da Força Aérea Brasileira será utilizado para transportar as doações até o Ceará.
(PAULO MOTA)


Colaborou a Agência Folha, em Belo Horizonte


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.