São Paulo, sexta-feira, 07 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JANIO DE FREITAS

Jogo pesado

Embora por linhas convictamente tortas, reconsidero a recusa à declaração de Armínio Fraga, presidente do Banco Central, atribuindo a turbulência repentina do mercado financeiro e do dólar às eleições, e não à mudança de regras que trouxe prejuízo aos possuidores de economias em fundos investimento.
A modificação que causa o saque nos fundos e a corrida para o dólar, com a consequência desvalorização do real, foi aplicada agora pelo Banco Central em antecipação à data estabelecida. Que data era? Setembro. Bem em cima da eleição.
Toda a turbulência que está movendo grande parte da opinião pública contra o governo ocorreria, portanto, já na última etapa da campanha eleitoral. Prejudicaria a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, ou de Ciro Gomes, ou de Garotinho, talvez do doutor Enéas? Ou o prejudicado único e certo seria um outro candidato a presidente?
Não importa o que Armínio Fraga quis dizer. A relação entre a medida antecipada pelo governo, a forte febre que está causando e as eleições é evidente.

Correligionários
A abertura de processo de cassação que se voltava contra o deputado e cartola vascaíno Eurico Miranda deveria voltar-se, agora, contra a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
É imensa imoralidade a decisão da Mesa (o presidente da Câmara, Aécio Neves, estava mineiramente fora) de arquivar um processo que inclui provas documentais e testemunhais de remessa ilegal de dinheiro para o exterior, apropriação indébita de dinheiro do Vasco e uso de meio milhão do clube para a campanha pessoal a deputado em 98.
O arquivamento foi puxado pelo ex-corregedor da Câmara Severino Cavalcanti e pelo atual vice-presidente, Efraim Novaes. Na Mesa da Câmara, a abertura do processo só teve dois votos.
Fala-se em força-tarefa policial contra as favelas. Por que só contra as favelas?



Texto Anterior: PSDB e PMDB fazem "arrastão" para assegurar aliança
Próximo Texto: No Ar - Nelson de Sá: Lula e o prisioneiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.