UOL

São Paulo, sábado, 07 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vice é chamado de "nosso herói" em jantar com o PL

RAYMUNDO COSTA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Marcado havia cerca de um mês, o jantar do vice-presidente José Alencar com as bancadas de seu partido, o PL, anteontem à noite, teve o tom de desagravo.
Saudado de "nosso herói" por deputados e senadores, o vice correspondeu: "Já estou muito velhinho para ter a atenção chamada pelos mais novos", disse em uma das rodas, segundo relatos dos deputados.
A maior parte da bancada de 34 deputados e três senadores do PL compareceu ao jantar no Palácio do Jaburu, que se estendeu das 20h30 às 23h30, quando os últimos casais se despediram. As mulheres também foram convidadas porque a idéia era dar um caráter mais social que político ao encontro. Deu certo, em parte.

Banqueiros
Não houve discursos, mas o vice circulou por mesas nas quais o assunto recorrente era a crítica de Alencar à política de juros altos praticada pelo Banco Central. Numa dessas mesas é que disse estar "muito velhinho" para ter a atenção chamada pelos mais novos. Completou dizendo que tem "opiniões a dar" porque sabe o que é melhor para o Brasil.
Em seus comentários, o vice não fez críticas diretas à atual equipe econômica, mas reclamou que há muito tempo, no país, ela está permeada de banqueiros.
Rosbife ao molho de champignon, saladas e legumes na manteiga, além de vinho, refrigerante, uísque e a cachaça "Maria da Cruz", produção do próprio José Alencar, completaram o cardápio da noite no Jaburu.
A cada "nosso herói", o vice em geral respondia que estava cumprindo seu papel ou que só expressava sua opinião. Alencar, segundo convidados, no entanto, disse saber que conhece o seu limite para manter a boa convivência partidária.
Se depender do PL, ele não aceitará o convite da Comissão de Economia e Finanças da Câmara para falar de suas divergências com a equipe econômica.
"Trata-se de um convite capcioso, feito não para debater idéias, mas para jogar lenha na fogueira", afirma o deputado Bispo Rodrigues (PL-RJ), referindo-se ao requerimento apresentado por um tucano, o deputado Léo Alcântara (CE), na comissão.

Bônus político
Na avaliação do PL, o aborrecimento do Planalto com o vice decorreria do fato de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá de dividir com Alencar e o PL o bônus político quando vier a dar a notícia da baixa dos juros.
O vice, segundo essas avaliações, teria dado discurso popular a um partido que está votando fielmente medidas consideradas impopulares como a reforma da Previdência.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Frases
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.